O tenente brigadeiro-do-ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, fez hoje, a entrega em Alta Floresta e Sinop, dos caminhões AP2 para combater incêndios de grandes proporções. Os equipamentos ampliam o nível de segurança nos dois maiores aeroportos da região Norte que passam a estar dentro dos padrões para receber voos comerciais com aeronaves de grande porte. “Para operação de aeronaves maiores, estavam faltando esta providência. Com estes caminhões, está resolvida a parte de segurança podendo receber aeronaves como boeing 737. Os dois aeroportos (Sinop e Alta Floresta) estão perfeitamente dentro das normas preconizadas”, disse o comandante.
Em Sinop, o brigadeiro fez a entrega das chaves do caminhão AP2 para o prefeito Juarez Costa. Antes, Saito fez um discurso em nome do presidente Lula. A secretária estadual de Turismo, Vanice Marques, o deputado Valternir Pereira, vereadores, secretários municipais também participaram da solenidade. O bispo Dom Gentil Delazari abençoou o novo caminhão e os soldados bombeiros que trabalharão no aeroporto. Nos próximos dias, haverá um treinamento para as equipes que estarão operando o caminhão AP2. O prefeito anunciou que, em 90 dias, deve estar pronta a estrutura física da seção anti-incêndio com 185 metros quadrados. Serão investidos R$ 179 mil.
Atualmente, os aeroportos de Sinop e Alta Floresta tem voos comerciais com aeronaves para 40 passageiros. Agora, a empresa já poderá operar com aviões com até 70 lugares – como estava ocorrendo recentemente, até ser notificada para usar as aeronaves habilitadas (com até 40 lugares porque não havia caminhão AP2). A empresa opera com voos para Cuiabá, São Paulo e demais capitais.
O próximo passo, disse Saito, é analisar as condições de segurança do aeroporto de Rondonópolis para resolver determinadas deficiências e também reforçar a estrutura de segurança para voos. Ele não detalhou as providências que devem ser tomadas no aeroporto da 3ª maior cidades mato-grossense.
(Atualizada às 12:11h)