PUBLICIDADE

Sinop deve ter a praça do avião prefeito Antonio Contini

PUBLICIDADE
Só Notícias (Imagem: reprodução Daniel de Paula)

A senadora Rosana Martinelli (PL) teve audiência, no ministério da Defesa, e apresentou projeto da praça do avião, que homenageará a Força Aérea Brasileira pelo papel fundamental que desempenhou em 1970, quando a cidade começou a ser formada por Enio Pipino, João Pedro de Carvalho, Uli Grabert, demais pioneiros e, com apoio do governo do presidente Figueiredo, a FAB (Força Aérea Brasileira) designou aviões Hércules e Búfalo C-115, além de militares, para ações de grande importância para ajudar as primeiras famílias que começaram a fundar a cidade.

Rosana apresentou o projeto ao brigadeiro Pontirolli e reforçou pedido para a FAB doar para Sinop um avião Hércules, que foi usado nas ações em Sinop. O projeto da praça do avião será na avenida dos Tarumãs com Itaúbas (centro), foi doado por um arquiteto em Sinop e, segundo a senadora, vai ser entregue para a prefeitura de Sinop viabilizar a obra. O valor não foi apontado e Rosana disse que buscará alocar recursos no orçamento da União.

Na justificativa do projeto, é exposto que “essa aeronave decolava carregada com casas pré-fabricadas, ferramentas e até gado. Durante os períodos mais difíceis, marcados por chuvas intensas, no final dos anos 70 e início dos anos 80, o Bufalo foi essencial para garantir o abastecimento da população de Sinop e região. Com o trânsito pela BR-163 precário e desafiador, muitas vezes inviabilizando o transporte rodoviário de cargas, os aviões da FAB se tornaram a única solução para que alimentos e suprimentos chegassem ao Norte de Mato Grosso”.

O projeto prevê uma biblioteca, memorial da Aeronáutica e a praça deve ter o nome do ex-prefeito Antonio Contini, também pioneiro em Sinop, falecido ano passado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE