A destinação de uma nova área para instalação do Distrito Industrial e Comercial de Sinop continua sendo debatida. Uma das possibilidades é criar uma área para instalação de indústrias no bairro Alto da Glória, que pertence ao Governo Federal e foi destinada ao extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC). Atualmente é usada como campo experimental da Secretaria de Agricultura. A proposta já é analisada pelo prefeito Nilson Leitão.
A idéia é que o município desista do comodato das terras. O governo estadual a compraria e passaria com ônus, para que o pagamento pudesse ser feito parceladamente, da mesma maneira como ocorreu com o distrito industrial de Rondonópolis.
“Essa é a idéia levada até o governador. O prefeito está mandando os documentos para o gerente de patrimônio da União e a idéia é desistir do comodato – onde funciona o campo experimental da prefeitura. O governo faz a proposta, transferência com ônus no mesmo parcelamento”, explicou o deputado Dilceu Dal Bosco, autor da proposta.
A área inicial cogitada anteriormente para a construção do Distrito Industrial e Comercial fica aos fundos do parque de exposições, e deve ser descartada porque precisa ainda de energia elétrica e asfalto. O projeto do distrito depende da escolha do local para que seja definido o número de lotes, por exemplo.
No Alto da Glória, ainda segundo o deputado, há parte da infra-estrutura e a prefeitura definiria a implantação da restante conforme o loteamento realizado.