PUBLICIDADE

Sinop: deputado que preside a FPA diz na Norte Show que governo terá que fazer ‘mágica’ e destinar recursos para produção

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo)

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PR), destacou, ontem à noite, durante a Norte Show medidas para o fortalecimento do agro no país e principais empecilhos do setor que devem ser solucionados, citando a infraestrutura com a duplicação da BR-163 e implantação da ferrovia estadual em Mato Grosso. Ele fez a primeira palestra da feira agropecuária e abordou as medidas de ajustes fiscais do governo Lula e os impactos no agro.

“Foi anunciado um arcabouço fiscal que prevê que a despesa vai correr atrás da receita, na verdade está ao contrário, a despesa subiu muito e a receita não subiu o suficiente. Alguma mágica terá que ser feita pela economia para buscar os recursos necessários para financiar a produção. Só temos competitividade e protagonismo que temos na agropecuária mundial por causa do apoio que tem do estado nessa questão do plano safra que não é milagre nenhum. É apenas juros subsidiado para dar mais competividade aos nossos produtores”, acrescentou. 

Por outro lado, o deputado também destacou para uma recente medida adotada. “O ministério da Agricultura divulgou nova medida, uma linha de crédito em dólar para facilitar o dia a dia dos nossos produtores, algo que já existe no mercado financeiro tradicional e agora entra o poder público. É interessante, é bom e é uma medida que for para somar é positivo e vamos aplaudir, não fazemos uma oposição só por oposição, estamos aqui para exigir apoio e respeito ao nosso setor”. 

O presidente da FPA ressaltou que a tentativa de diálogo segue com o governo federal, entretanto, alertou para necessidades e meio para auxiliar os produtores. “Estamos negociando muito forte com o governo federal, independentemente das questões ideológicas de posicionalmente político. Nós precisamos fomentar a safra e apoiar os produtores rurais. Estamos com nossas entidades todas no IPA (Instituto Pensar Agro) para fazer um cálculo de praticamente R$ 400 bilhões para que o plano safra seja seguro, temos que chegar perto disso e buscar esse recurso. De onde eles vão sair o governo federal tem que nos apontar”, detalhou. 

“Estamos melhorando a legislação acima de tudo, trabalhando muito para regularização fundiária e simplificação de licenças ambientais, algo que atrasa muito nas obras de infraestrutura. Almocei, em Cuiabá (ontem), com o Mauro Mendes, praticamente 90% da Assembleia Legislativa e várias entidades tratando da 163, ferrovias e pontos importantes do gargalo principalmente no modais de transportes, que não é só preocupação daqui como de todo o Brasil. O governador passou os números de quantas estradas vicinais foram pavimentadas e receberam infraestrutura e temos que fazer isso mesmo”, disse Lupion.  

Lupion também reforçou a importância da Norte Show, em Sinop, e união entre produtores, sindicatos e entidades. “E nessas feiras que a gente vê a realidade do campo, são feiras que mostram a potência da nossa produção e tudo aquilo que os produtores rurais fazem pelo Brasil e mundo. Tem que ser valorizado e é isso que a gente tem feito pela frente parlamentar, essa proximidade com as entidades e sindicatos”. “O Brasil é protagonista, o Mato Grosso também e merece muito nosso respeito, temos muito o que aprender com os mato-grossenses”, concluiu. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE