PUBLICIDADE

Sinop: deputado que preside a FPA diz na Norte Show que governo terá que fazer ‘mágica’ e destinar recursos para produção

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo)

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PR), destacou, ontem à noite, durante a Norte Show medidas para o fortalecimento do agro no país e principais empecilhos do setor que devem ser solucionados, citando a infraestrutura com a duplicação da BR-163 e implantação da ferrovia estadual em Mato Grosso. Ele fez a primeira palestra da feira agropecuária e abordou as medidas de ajustes fiscais do governo Lula e os impactos no agro.

“Foi anunciado um arcabouço fiscal que prevê que a despesa vai correr atrás da receita, na verdade está ao contrário, a despesa subiu muito e a receita não subiu o suficiente. Alguma mágica terá que ser feita pela economia para buscar os recursos necessários para financiar a produção. Só temos competitividade e protagonismo que temos na agropecuária mundial por causa do apoio que tem do estado nessa questão do plano safra que não é milagre nenhum. É apenas juros subsidiado para dar mais competividade aos nossos produtores”, acrescentou. 

Por outro lado, o deputado também destacou para uma recente medida adotada. “O ministério da Agricultura divulgou nova medida, uma linha de crédito em dólar para facilitar o dia a dia dos nossos produtores, algo que já existe no mercado financeiro tradicional e agora entra o poder público. É interessante, é bom e é uma medida que for para somar é positivo e vamos aplaudir, não fazemos uma oposição só por oposição, estamos aqui para exigir apoio e respeito ao nosso setor”. 

O presidente da FPA ressaltou que a tentativa de diálogo segue com o governo federal, entretanto, alertou para necessidades e meio para auxiliar os produtores. “Estamos negociando muito forte com o governo federal, independentemente das questões ideológicas de posicionalmente político. Nós precisamos fomentar a safra e apoiar os produtores rurais. Estamos com nossas entidades todas no IPA (Instituto Pensar Agro) para fazer um cálculo de praticamente R$ 400 bilhões para que o plano safra seja seguro, temos que chegar perto disso e buscar esse recurso. De onde eles vão sair o governo federal tem que nos apontar”, detalhou. 

“Estamos melhorando a legislação acima de tudo, trabalhando muito para regularização fundiária e simplificação de licenças ambientais, algo que atrasa muito nas obras de infraestrutura. Almocei, em Cuiabá (ontem), com o Mauro Mendes, praticamente 90% da Assembleia Legislativa e várias entidades tratando da 163, ferrovias e pontos importantes do gargalo principalmente no modais de transportes, que não é só preocupação daqui como de todo o Brasil. O governador passou os números de quantas estradas vicinais foram pavimentadas e receberam infraestrutura e temos que fazer isso mesmo”, disse Lupion.  

Lupion também reforçou a importância da Norte Show, em Sinop, e união entre produtores, sindicatos e entidades. “E nessas feiras que a gente vê a realidade do campo, são feiras que mostram a potência da nossa produção e tudo aquilo que os produtores rurais fazem pelo Brasil e mundo. Tem que ser valorizado e é isso que a gente tem feito pela frente parlamentar, essa proximidade com as entidades e sindicatos”. “O Brasil é protagonista, o Mato Grosso também e merece muito nosso respeito, temos muito o que aprender com os mato-grossenses”, concluiu. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...
PUBLICIDADE