O Delegado Sérgio (PSL), que disputa a prefeitura de Sinop, tem duas obras na área de saúde como base do seu plano de governo para o município, caso eleito dia 15 de novembro. Ele pretende construir um hospital municipal e também uma clínica pública para realização de exames de imagem. Os recursos, explicou ao Só Notícias, serão da própria prefeitura, que tem R$ 108 milhões do seu orçamento destinado à pasta e que, segundo ele, são mau empregados.
O candidato explicou que a construção do Hospital Municipal de Sinop vai servir para complementar o atendimento de alta complexidade, que ele entende ser uma responsabilidade dos governos Estadual e Federal. “Mas nós não podemos deixar nossos cidadãos perecerem nas filas. Não podemos deixar ninguém morrer porque precisa de uma cirurgia eletiva ou porque precisa de um tratamento mais complexo via UTI”, justificou.
Sérgio também criticou a gestão da saúde em Sinop, nos últimos 20 anos, e usou a pandemia do novo Coronavírus como exemplo. “Em janeiro deste ano Sinop possuíamos menos 20 leitos de UTI quando o ideal seria que nós tivéssemos um leito de UTI para cada mil habitantes, o que possibilitaria a condição de atender nossos cidadãos caso eles precisassem de um atendimento mais complexo”, criticou.
Com a clínica de imagens, o candidato pretende zerar as filas por espera de exames que, segundo ele, são de até dois anos. Entre os exames prometidos estão tomografia, colonoscopia, mamografia, ressonância magnética e ultrassom. “Esses exames por imagem são mais caros e mais custosos para o município, só que nós pretendemos comprar os aparelhos e fazer tantos exames quanto forem necessários para diminuirmos a fila. Uma vez que os aparelhos serão da prefeitura, se tornará mais fácil fazer os exames e entregar para a população”, completou.