A Câmara aprovou o prorrogar por mais 60 dias do prazo para apresentação do relatório circunstanciado da CPI dos Aluguéis, à mesa diretora. De acordo com o presidente da comissão, vereador Fernando Brandão (PR), esta semana os membros devem receber os primeiros laudos feitos pelas empresas contratadas, por meio de licitação, sobre os contratos de alugueis da prefeitura.
Três empresas foram contratadas para emitir laudos de 59 contratos de aluguéis da Prefeitura. Seis foram definidos, pelos vereadores da CPI, como prioritários. Com os primeiros pareceres os parlamentares devem elaborar o relatório que será apreciado pela Mesa.
Brandão destacou, por meio de assessoria, que hoje os trabalhamos completam 120 dias, “e estaremos recebendo os documentos dos profissionais que estão fazendo os relatórios e precisamos de mais prazos para elaborarmos nosso relatório com mais propriedade”.
A CPI foi criada para apurar se haveria irregularidades na locação de imóveis que a prefeitura de Sinop fez, nos últimos anos, para abrigar órgãos públicos municipais. O caso que teve maior repercussão foi a locação de um imóvel, na rua João Pedro de Carvalho, por R$ 22 mil mensais, para abrigar a Farmácia Regional 4, o posto de coleta do Laboratório Municipal e o Programa de Saúde da Família do bairro menino. A prefeitura pagou, de acordo com a denúncia também enviada ao Ministério Público, 7 meses de locação mas o imóvel ficou fechado, sem ser usado. Depois que o caso tornou-se público e a CPI foi criada, a proprietária do imóvel foi convocada para prestar esclarecimentos. E disse que o valor correspondente ao período não usado será compensado.
Já depuseram na comissão o secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues e e o ex- Francisco Specian Junior. A justificativa para o imóvel ficar fechado, com aluguel pago, era que o governo do Estado, na gestão e Silval, atrasou o cronograma de instalação da farmácia e posto de coleta.
Vereadores de oposição continuam acompanhando o trabalho da comissão que tem o relator e o presidente como aliados políticos do prefeito Juarez Costa.
(Atualizada às 14:38h)