O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a concessionária de água e esgoto, vereador Hedevaldo Costa, confirmou agora há pouco, ao Só Notícias, que três vereadores, vão acompanhar a inspeção que será feita em hidrômetros instalados há pouco tempo e que serão levados para análise no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e também por técnicos do Instituto de Pesquisa Tecnologia (IPT) da Universidade de São Paulo (USP). “Inicialmente tínhamos previsto para que técnicos do Inmetro viessem até o município fazer essa vistoria. Mas aqui não tem a estrutura de bancada necessária para a avaliação e, por isso, nós vamos levar os equipamentos e acompanhar de perto os resultados para que não haja dúvida sobre o processo. Isso deve ocorrer no começo de junho. Vamos escolher os equipamentos dos quais os moradores tem apresentado reclamações, de diferentes bairros da cidade. Pelo menos 10 hidrômetros escolhidos por nós serão levados para serem verificados se estão medindo corretamente o consumo”, afirmou. Há diversas reclamações e críticas de moradores sobre cobranças com valores elevados em relação aos pagos anteriormente.
Paralela a vistoria dos hidrômetros, a comissão continua com as oitivas. Já foram ouvidos os diretores da empresa e agora serão os moradores que protocolaram reclamações na câmara.
Segundo Hedvaldo, a CPI convidou a empresa para checar um denúncia de um morador do Jardim Primaveras por causa de um encanamento quebrado embaixo da terra. O problema foi constatado e resolvido. “Nós estamos abertos as denúncias e vamos levar o tempo que for necessário para fazer as oitivas e também analise de documentos para não ser injustos com a empresa e muito menos com os moradores”.
A CPI foi criada no dia 10 de abril, durante a 9º sessão ordinária com propósito de investigar o suposto aumento abusivo nas contas de água e a certificação dos hidrômetros, mas, no decorrer da investigação, os assuntos podem ser ampliados.