Na abertura da mesa “O Futuro do Agronegócio para o Mato Grosso”, realizada hoje durante a Norte Show, a deputada federal Coronel Fernanda destacou a importância de garantir estabilidade, infraestrutura e justiça para que o agronegócio mato-grossense continue avançando. Ela abordou três eixos estratégicos para o desenvolvimento do setor: segurança institucional, segurança jurídica e logística.
Ela destacou a urgência em melhorar a logística do Estado, com destaque para investimentos em armazenagem, diversificação do modal de escoamento e apoio a obras estruturantes como a Ferrogrão, cujo projeto é ligar Sinop ao Porto de Miritituba no Pará, além da pavimentação de rodovias estratégicas que conectam o Mato Grosso aos portos do Arco Norte.
A deputada também pontuou a necessidade de acesso ao crédito desburocratizado, ampliação do seguro rural e um Plano Safra robusto, construído com participação ativa do Congresso Nacional. “Sem seguro, sem crédito e com o clima jogando contra, o produtor rural está sendo deixado à própria sorte”, alertou.
Na área da segurança jurídica, a deputada defendeu o direito à propriedade privada e a celeridade na regularização fundiária, além de criticar medidas unilaterais como a moratória da soja, que classificou como injustas e prejudiciais ao produtor. Também alertou sobre barreiras comerciais disfarçadas de exigências ambientais e reiterou seu apoio à Lei da Reciprocidade, que exige tratamento igualitário para os produtos brasileiros no comércio internacional.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.