Empresas que integram o consórcio para construção da rede de esgoto assinam hoje, o contrato com a prefeitura para execução das obras. Os recursos de R$ 39 milhões já foram garantidos pelo Ministério das Cidades e serão liberados por etapas de trabalho. A previsão é que as obras iniciem ainda neste semestre. O projeto contemplará 40% da cidade. Serão construídos 162 quilômetros de rede, interligando 7.566 domicílios entre as avenidas Palmeiras-Tarumãs (Norte-Sul) e Jacarandás-Itaúbas (Leste-Oeste), além de parte dos bairros Jardim das Palmeiras, Imperial e do Jardim Maringá.
Sinop é primeira cidade brasileira, entre 1.200, a receber os recursos, obedecendo os critérios do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A expectativa era que a liberação fosse feita ainda no ano passado, mas a demora na apresentação do projeto, que aguardava aprovação da câmara, fez com o município entrasse na segunda chamada do Ministério da Cidades. Nessa época a distribuição dos recursos para financiamento de obras e projetos passou obedecer a critérios demográficos, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A prefeitura entrou na justiça para garantir a liberação pelo FAT, sendo confirmado nos últimos dias. O financiamento será feito pelo BNDS e pago em 15 anos, com carência de 6 meses. A prefeitura entrará com contra-partida de R$ 9 milhões. Outros municípios mato-grossenses aguardam liberação de recursos para implantação de rede de esgoto.
A assinatura do contrato será às 15h, no Parque Florestal.