O projeto da doação de uma área de quatro mil metros quadrados para a construção do centro regional socioeducativo para menores infratores foi encaminhado para as Comissões de Justiça e Redação e de Obras, Viação e Serviços Urbanos. O terreno, localizado no bairro Lídia (proximidades da MT-423, rodovia que liga Sinop a Cláudia), será doado para Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.
O projeto de autoria do Executivo tem objetivo de promover dentro do regime de internação ações na área de saúde, escolarização e profissionalização, bem como práticas esportivas e de lazer.
O centro, conforme Só Notícias já informou, terá 90 vagas divididas em atendimento inicial, unidade provisória e definitiva. A construção será em parceria com o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. O investimento deve ficar em torno de R$ 6 milhões.
O centro terá dormitório, cozinha, refeitório, lavanderia, oficina/escola, posto de saúde, quadra de areia e quadra coberta, além de espaço para administração, estacionamento, centro ecumênico e de convívio.
Além de Sinop, a estimativa é que até 2015 sejam construídos os centros de Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e Tangará da Serra.
Por enquanto, o município conta com um “alojamento” para menores infratores, anexo a cadeia feminina, no centro, inaugurado em julho. A unidade começou a funcionar no dia 5 do mês passado e a capacidade é para 12 internos, divididos em três alas. Também há uma área para banho de sol e uma sala, que deve ser multiuso. O tempo determinado pela justiça para que os menores permaneçam é de cinco dias enquanto aguardam uma vaga em um centro socioeducativo do Estado.