O relatório feito pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que investigou denúncia de cobrança de mensalinho pelo vereador Fernando Brandão (PR), será apresentado hoje à noite, durante a sessão da câmara. O relator Dilmair Callegaro (PSDB) não antecipou o teor da decisão da comissão. “Foram avaliadas todas as declarações e chegamos a um consenso, finalizamos o relatório”, declarou.
Caso o relatório seja pela conclusão de atos ilegais, a decisão será encaminhada às comissões de Justiça e Redação da câmara para ser analisado e emitido parecer. Depois, a decisão será submetida ao plenário. Se chegar a esta fase, Brandão terá a oportunidade de fazer uma nova defesa em plenário antes da votação.
A comissão começou a analisar as denúncias em 2 de maio e foram concluídas no último dia 26. Inicialmente havia previsão para serem ouvidas seis pessoas, mas foram 16 pessoas. Fernando Brandão depôs e negou todas as acusações.
Uma das denunciantes é a ex-ouvidora da câmara municipal, Nilza Assunção de Oliveira, que teria sido indicada para o cargo, por Brandão. A acusação é que o vereador teria, supostamente, cobrado "repasse de pelo menos R$ 12 mil, em seis meses", dos salários dela.
Outro lado
Procurado por Só Notícias, Fernando Brandão reafirmou que é "inocente" e aguarda "com tranquilidade" o relatório final.