A comissão de Saúde da Assembleia inspecionou, há pouco, o Hospital Regional de Sinop. O presidente, deputado Paulo Araujo, elogiou a estrutura da unidade e a nova gestão que é feita pelo governo estadual. “O custo diminuiu em relação a terceirização (gestão feita por OSS até meados de janeiro) e sendo gerida pela secretaria estadual de Saúde vem apresentando bons resultados e que serve de exemplo para outras unidades públicas do Estado”. “A atual gestão está fazendo muito mais com menos recursos financeiros”, afirmou Araujo, que também é servidor de carreira. “É importante que os deputados conheçam a realidade de cada unidade hospitalar e, cada deputado, com sua visão busca o melhor desenvolvimento da Saúde”, acrescentou.
Há poucos dias, o hospital ampliou atendimentos disponibilizando mais 10 leitos na clínica médica e agora tem capacidade para 96 pessoas internadas. Devem ser contratados 76 técnicos de enfermagem, 8 enfermeiros, 4 para técnicos de imobilização ortopédica e 10 para maqueiros.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, também acompanha os parlamentares em Sinop, e disse que a inspeção também é uma “ação convergente entre a Assembleia Legislativa e o governo do Estado para que todos possam buscar soluções conjuntas para melhorias na saúde no Estado. É de conhecimento da população as contingências financeiras que tem o Estado neste momento e a necessidade que a Saúde requer de mais recursos para poder ampliar os atendimentos de responsabilidade do Estado nos casos alta complexidade”, declarou. “Falta recurso federal, falta recurso para os municípios e o problema da saúde não é local. É no país e todos (gestores) estão empenhados em melhorar”. Ele citou como exemplo a retomada, nas próximas semanas, dos atendimentos da Santa Casa em Cuiabá que está fechada devido a crise financeira e o Estado tem quitado parte dos débitos. Gilberto disse que o governo Mauro Mendes tem dado resposta aos municípios “pela adimplência com os compromissos assumidos com todos os municípios. Já pagamos janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Estamos em 6 de junho e em dia com todos os repasses para os municípios do Estado”, acrescentou.
O líder do Governo, Dilmar Dal Bosco, disse que a Assembleia aprovou recentemente lei destinando recursos do MT PAR destinados mais recursos e proporcionando contratação de mais serviços na área da Saúde.
A comissão também foi ao Hospital Santo Antonio (que também atende pelo SUS) conhecer a estrutura e os atendimentos. A comissão de Saúde é composta por 4 deputados que são médicos – Lúdio Cabral, João Jose de Matos, Eugênio de Paiva e Luis Gimenez, além de Dilmar.
O deputado federal Juarez Costa e vereadores também acompanham a visita da comissão de Saúde.