Quase 30 mil eleitores dos municípios de Sinop, Cláudia e União do Sul deixaram de comparecer ao chamado da Justiça Eleitoral para a troca do título de eleitor, após a criação da 32ª Zona Eleitoral. Sem o documento, estes eleitores terão dificuldades para encontrar seus locais de votação nas eleições municipais do próximo ano. O alerta é do juiz eleitoral, Túlio Duailibi Alves Souza.
Conforme o magistrado, qualquer eleitor pode votar portando apenas a carteira de identidade. Contudo, é no novo título que estará escrito a zona eleitoral e o número da seção onde o eleitor deve votar. O magistrado adverte ainda que o eleitor precavido evita filas e não deixa para a última hora.
A 32ª Zona Eleitoral foi criada em janeiro deste ano, quando passou a ter jurisdição sobre parte do eleitorado de Sinop e todo o eleitorado de Cláudia e União do Sul. Nos meses subsequentes, os servidores do cartório eleitoral deram início a um extenso trabalho de preparação, organização e realização de mutirões para a entrega dos novos documentos à população, trabalhando inclusive nos finais de semana. Optou-se pela convocação dos eleitores de Sinop por local de votação, de forma a proporcionar maior comodidade. Os eleitores de Cláudia e União do Sul, municípios menores, foram convocados a comparecer ao posto eleitoral.
Apesar dos esforços, cerca de 26 mil eleitores de Sinop, 2,1 mil de Cláudia e 1,5 mil de União do Sul não compareceram aos locais dos mutirões. O juiz Túlio Duailibi informou que, após todos os esforços empreendidos, é impossível, neste momento, repetir o mesmo planejamento realizado no início do ano.
Desta forma, os eleitores de Sinop devem procurar o cartório da 32ª Zona Eleitoral ou a Central de Atendimento, instalada junto ao Cartório da 22ª Zona Eleitoral; e os de Cláudia e União do Sul, o posto eleitoral nos respectivos municípios, portando documentos pessoais, comprovante de endereço e o antigo título, se o tiver.