sábado, 23/novembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop: candidatos a prefeito participam de 1º debate em faculdade

PUBLICIDADE

Os candidatos a prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) e Dilceu Dal”Bosco (DEM), participaram, ontem à noite, do primeiro debate desta eleição, promovido pelo curso de jornalismo de uma faculdade particular, e apresentaram suas propostas. Nos seis blocos, eles falaram sobre saúde, educação, economia, segurança e cultura, responderam perguntas de acadêmicos e trocaram ataques. O debate foi mediado pela presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Soraide Castro.

Na saúde, um dos temas mais polêmicos foi a abertura do hospital regional. Dilceu partiu para o ataque e disse que a promessa de colocá-lo em funcionamento, em seis meses, foi feita por Juarez, na última campanha, em 2008. Ele assumiu isso com um dos seus principais motes na corrida eleitoral. Juarez rebateu, explicando a busca dos recursos para “tocar” a obra para comprar equipamentos e a manutenção, além da necessidade de transferência para o Estado, já que a prefeitura não teria condições financeiras. Ambos também falaram na ampliação dos postos de saúde.

A qualidade do ensino na educação básica e vagas nas escolas foram dois dos temas abordados. Juarez destacou o avanço no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb), acima da média nacional e a construção de novas salas, além de reajuste a professores a aprovação do plano de carreira. Ele também falou na subsituição dos ônibus escolares. Dilceu atacou a estadualização de algumas escolas, apontado também a necessidade de novas unidades. No ensino superior, ambos falaram no incentivo as empresas para absorver a mão-de-obra.

No tema segurança pública, Juarez destacou que ações efetivas já acontecem, como a implantação do programa Cidade Digital, com câmaras de segurança nos principais pontos da cidade. Dilceu criticou a demora desta ação, apontando ter acontecido somente no último ano de mandato e propôs criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, alinhada com o governo do Estado.

O debate durou cerca de uma hora e meia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Em visita a Mato Grosso, senadores avaliam necessidade de investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...

Mauro lança na próxima 2ª programa “Tolerância Zero ao Crime”

O governador Mauro Mendes lança na próxima segunda-feira (25)...
PUBLICIDADE