A sessão extraordinária da câmara, prevista hoje, onde seria votado o projeto em que autoriza a prefeitura a fazer uma permuta e doar a área para instalação do centro de pesquisas da Embrapa, foi cancelada devido a decisão do TRE sobre a cassação do prefeito de Sinop, Juarez Costa e porque o presidente da câmara, Mauro Garcia, está prestes a ser notificado para assumir como prefeito interino. Não foi confirmado se a matéria vai para a pauta da sessão ordinária da próxima segunda-feira.
A primeira votação autorizou a doação através de uma permuta, mas o legislativo entendeu que a transferência de documentação iria demorar muito, cerca de 60 dias, atrasando o planejamento da Embrapa. De acordo com o secretário de Governo, Ivanildo Ramos Vieira, o prefeito, usando de prerrogativas na lei, mudou para uma ação mais ágil, o sistema de desapropriação. “Será muito mais rápido. O que iria demorar 60 dias pode ser feito em 10 a 15 dias”, explicou.
A área destinada para instalação da Embrapa tem cerca de 612 hectares. A prefeitura permutou uma perto do aeroporto, de 234 hectares por outra de aproximadamente 300, de um fazendeiro, próxima ao rio Teles Pires. Anexada com uma área vizinha da prefeitura, são cerca de 600 hc destinados para o centro de pesquisas.