A câmara municipal deve votar, hoje, em sessão ordinária, moção de repúdio a concessionária Rota do Oeste por não estar realizando a manutenção da rodovia BR-163 e pede que seja suspensa a "cobrança de pedágios até a realização de serviços de qualidade". "Repudiamos o descaso da concessionária, a rodovia BR-163 sentido Cuiabá continua com trechos problemáticos, buracos e deteriorização da capa asfáltica. As vias paralelas estão esquecidas e abandonadas, com enormes buracos, prejudicando a trafegabilidade, aumentando exponencialmente o risco de acidentes".
A moção é de autoria do vereador Joacir Testa e assinaram os vereadores Adenilson Rocha (PSDB), Professora Branca (PR), Ademir Bortoli (PMDB) e Maria José da Saúde (PMDB). No perímetro urbano de Sinop, por exemplo, tem muito mato às margens da rodovia e nos canteiros.
"Registramos que não podemos aceitar o pagamento duplicado pelo serviço, pois o contribuinte paga seu Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) esperando ter um rodovia com boas condições. Porém, os serviços são terceirizados. Novamente pagamos pela realização da manutenção por meio de elevadas taxas de pedágios mas outra vez não temos serviços de qualidade" e "nos resta cobrar pela prestação do serviço", consta.
Os vereadores autores manifestaram que pretendem articular, com a bancada federal, esforço conjunto para tentar suspender a cobrança de pedágio até "a realização de serviços de qualidade".
Outro lado – A Rota do Oeste informou, por meio de nota, que o trabalho de limpeza e roçada do perímetro urbano conta com reforço de equipes e maquinário desde o início de abril, quando as chuvas intensas no Estado apresentaram redução. Para esta segunda (17) e terça-feira (18), está prevista roçada na travessia urbana de Sinop, do km 822 a 825 e do km 827 a 829 da BR-163.
Embora o período chuvoso tenha acelerado a deterioração do pavimento nas rodovias, as equipes de obras da Rota do Oeste continuaram trabalhando e os serviços de manutenção da pista e faixa de domínio foram intensificados assim que as chuvas diminuíram em todo o Estado. Quando as equipes que percorrem o trecho identificam os locais que necessitam de reparos, a Concessionária é informada e os pontos entram no cronograma de obras da empresa.
As equipes de conservação e manutenção atuam na recuperação do pavimento de forma constante em toda a região norte da BR-163, do Posto Gil (Diamantino) a Sinop, assim como nos outros trechos sob responsabilidade da Concessionária: no trecho de 117 quilômetros duplicados, da divisa do Estado com Mato Grosso do Sul a Rondonópolis; de Cuiabá a Várzea Grande (BR-070, rodovia dos Imigrantes) e de Várzea Grande a Rosário Oeste (BR-364).
No trecho de 108 quilômetros, de Várzea Grande a Rosário Oeste (BR-364), as equipes da Concessionária reforçaram as atividades de recuperação do pavimento no segmento considerado mais crítico, de Jangada a Rosário Oeste, e já são mais de 20 quilômetros recuperados.
A concessionária esclarece ainda que o IPVA é um imposto sobre a propriedade de veículos, dividido entre o estado e o município onde o veículo é licenciado, e sua arrecadação vai para o orçamento geral e não para aplicação em rodovias. Portanto, a cobrança de pedágio ao longo dos 850 quilômetros sob concessão em Mato Grosso é legítima e a arrecadação custeia as obras de manutenção e conserva de maneira geral e os atendimentos realizados nas rodovias.
Em 2013, quando foram realizados leilões de rodovias do 3º lote do Programa de Investimentos em Logística (PIL), a tarifa proposta pela Rota do Oeste foi a segunda menor do lote, sendo de R$ 2,66 por eixo a cada 100 km na época. A cobrança teve início em 6 de setembro de 2015, reajustada devido à inflação do período e às mudanças relativas à Lei dos Caminhoneiros.
Ainda esta semana, gerentes da Rota do Oeste se reunirão com vereadores da Câmara de Sinop para verificar possíveis demandas do município.
(Atualizada às 17h – foto: Só Notícias)