A câmara municipal se reúne ordinariamente pela 28ª vez em 2009. Os vereadores votam dois projetos de lei, duas propostas de veto total a projetos de lei, duas moções, 17 indicações e o encaminhamento às comissões de seis projetos de lei. O presidente da Câmara de Sinop, Mauro Garcia (PMDB) apresenta indicação para regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Em outra indicação pede para a prefeitura designar um médico veterinário para cuidar dos animais no Parque Florestal.
O primeiro-secretário, Gilson de Oliveira (PP), reivindica a ampliação e implantação do ensino de 5ª a 8ª séries na escola municipal Silvana. O segundo-secretário, Remídio Kuntz (PP), sugere a construção de um pontilhão sobre a vala paralela à BR-163 em frente ao restaurante Sabor Caseiro, no bairro Belo Ramo. O parlamentar também solicita a reforma da ponte sobre o rio Nalva, na estrada Monaliza, no bairro de chácaras Monaliza.
A vereadora líder do prefeito, Leozenir Severo (PR), reivindica a implantação do “Programa Buscar”, para transportar cadeirantes, e, a sinalização de trânsito nas ruas próximas ao Fórum.
A vereadora Zuleica Mendes (PMDB) cobra a aplicação das Leis Municipais 666/2002 e 1134/2009, que tratam sobre o combate à dengue em Sinop.
Os vereadores Gilson de Oliveira (PP) e Remídio Kuntz (PP) cobram a instalação de iluminação pública na estrada Alzira.
Os vereadores Zuleica Mendes (PMDB), Gilson de Oliveira (PP) e Remídio Kuntz (PP) pedem a ampliação da escola municipal Bom Jardim.
Os vereadores Gilson de Oliveira (PP) e outros vereadores propõem a Moção de Aplauso 024/2009 em favor dos professores e funcionários da escola municipal Silvana pelo brilhante trabalho desenvolvido na escola.
Os vereadores Gilson de Oliveira (PP) e Remídio Kuntz (PP) apresentaram para as Comissões o Projeto de Lei 052/2009 que dá denominação de “Rua Colonizador Enio Pipino II” no início da avenida Perimetral Sul até o término da Estrada Ângela e d e “Rua João Pedro Moreira de Carvalho II” no início da estrada Ruth e término da estrada Ângela.
De autoria do Poder Executivo, os vereadores votam o Projeto de Lei 060/2009, que inclui nas despesas de 2009, aquisição de veículos para o transporte escolar no valor de R$ 5, 151 milhões por meio do Programa Caminho da Escola.
Antes da votação, a tribuna será usada pelo presidente da Academia Sinopense de Ciências e Letras, Irineu Bruno Jaeguer, que falará sobre os trabalhos da instituição.
A 28ª sessão começa às 19h30 no auditório do Fórum. A participação é aberta a toda a comunidade. Pela internet é possível assistir à sessão pelo site da câmara