O presidente da câmara de Sinop, Mauro Garcia (PMDB), disse, hoje, que vai ser necessário forte trabalho de articulação política com a bancade federal de Mato Grosso para alocar os R$ 10 milhões para comprar os principais equipamentos e iniciar os atendimentos no hospital municipal. O projeto com a relação de equipamentos para cirurgia, exames, dentre outros, foi elaborado pela prefeitura e entregue, esta semana, ao ministro da Saúde, José Temporão. “Não estamos falando em prazos porque não é do dia para a noite que é viabilizado um volume expressivo de recursos como este. O ministro vai avaliar nosso pedido, ver se existe recursos no ministério para comprar uma parte dos equipamentos ainda este ano e outra parte iremos articular junto aos deputados e senadores de Mato Grosso para inserirem emendas no orçamento do governo federal e garantir a verba necessária”, explicou Mauro, ao Só Notícias.
O ministro assistiu um vídeo com imagens da estrutura do hospital, que tem mais de 70 leitos e estrutura para UTIs adultas e para crianças. Também recebeu números dos atendimentos feitos, atualmente, no Pronto Atendimento de Sinop, que acaba recebendo pessoas de várias cidades da região. Uma das propostas do prefeito Juarez Costa é que o hospital seja uma unidade regional e o Estado ajude bancar a conta.
Participaram da audiência o vice-presidente do legislativo, Sergio Palmasola, o secretário, Gilson de Oliveira, além de Remídio Kuntz, Zuleica Mendes, Jonas Henrique de Lima e Leozenir Severo da Silva.