A probabilidade de Sinop ter nova eleição para prefeito devido a cassação do registro de candidatura de Juarez Costa passou a ser o principal assuntos nos bastidores políticos. Embora Juarez ainda tenha chances de conseguir liminar e ficar no cargo -nesta segunda-feira apresentou medida cautelar ao TSE- alguns aliados e oposicionistas começam a tratar do assunto, de forma discreta.
Alguns nomes começam a ser cogitados. O secretário estadual de Esportes, Baiano Filho (PR), é um deles. Ele buscou, de todas as formas, ser candidato ano passado mas acabou sendo “superado” por Juarez, de quem cobrava que fosse cumprido acordo firmado em 2006 para apoiá-lo. Recuou e apoiou Juarez. Em troca, recebeu publicamente apoio do prefeito para a eleição de deputado em 2010. Além do apoio de Juarez, Baiano também leva vantagem por contar com apoio de Blairo – como ocorreu em 2004 quando perdeu para Nilson Leitão a prefeitura- e ano passado, antes da definição por Juarez Costa. O fato de Baiano também ter costurado sua filiação no PMDB aumentaria suas chances.
O presidente da câmara, Mauro Garcia, que ficará como prefeito interino, é um dos principais nomes do grupo de Juarez. Além de ser aliado de primeira hora é considerado de extrema confiança do prefeito cassado. Nesta segunda-feira, na sessão da câmara, seu discurso foi de solidariedade a Juarez de quem se entitulou ser “discípulo”. Indiretamente, ou diretamente, Mauro busca concentrar apoio entre aliados de Juarez para uma eventual disputa pela prefeitura. Ele já adiantou que manterá o mesmo secretariado e também atacou o presidente do partido, Pedro Mendes, pela entrevista ao Só Notícias, ao declarar que as chances de Juarez reverter sua cassação no TSE são pequenas.
Se o TSE não liberar Juarez para continuar no comando da prefeitura, é provável que a nova eleição ocorra até novembro.
(Atualizada às 10:03h)
Leia ainda
Prefeito cassado de Sinop apresenta recurso ao TSE e tenta se manter no cargo