A Assembleia Legislativa realiza, no dia 25 de abril, audiência pública em Sinop para debater a situação do ensino superior nos municípios do Norte do Estado e a independência do polo da Unemat local. As discussões atendem um requerimento protocolado pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM).
No requerimento, o legislador defende que o desmembramento do campi de Sinop, afim de que se torne unidade autônoma com reitoria e corpo administrativo independentes, proporcionará desenvolvimento sustentável desses municípios com base em suas vocações regionais. A centralização da gestão da Unemat na reitoria de Cáceres, segundo o democrata, dificulta as ações nos demais pólos educacionais. "As distâncias inviabilizam projetos de pequeno porte, desestimulando professores e jovens alunos", argumentou.
O local e o horário para realização das discussões em Sinop ainda não foram definidos. No mesmo requerimento Dilmar solicita outra audiência pública, desta vez no dia 25 de maio, as 9h, nas dependências da Assembleia Legislativa, em Cuiabá, para ampliar as discussões sobre a Criação da Universidade Estadual do Norte de Mato Grosso aos demais membros do parlamento, governo estadual e secretários afins.