A secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou, esta manhã, o Plano Municipal de Turismo e o Inventário de oferta Turística atualizado, em parceria com o Sebrae, com análise geral de mais de 900 pontos do município, com informações de infraestrutura de apoio, serviços e equipamentos para elaborar o Plano Municipal de Turismo. O estudo apontou as forças do turismo local (dentre elas em destaque para a ampla diversificação de serviços, ofertas de emprego, localização estratégica que beneficia a logística, o crescimento econômico ordenado e o agronegócio.
O estudo mostra os setores que é preciso avançar como na qualificação profissional, resolver a deficiência no fornecimento de transporte, má conservação das vias, necessidade de ampliar o alcance de cobertura da telecomunicação do sinal de telefone e internet, o fato do aeroporto ter um terminal (embarque e desembarque de passageiros) pequeno. A construção do novo terminal é de responsabilidade da concessionária que administra o aeroporto e havia expectativa que iniciasse no primeiro semestre mas ainda não iniciou e, em determinados horários de voos, fica lotado na salas de embarque e desembarques.
A pesquisa também aponta pouca publicidade turística da cidade, traz levantamento do setor hospedagem e as melhorias necessárias.
A turismóloga Leidiane Viegas acrescentou que a pasta constatou a potencialidade turística de Sinop nas áreas turismo de lazer, de observação e contemplação da fauna e flora, ecoturismo, pesca esportiva, eventos, comércio e outras. “Percebemos que precisávamos reunir tudo isso num documento único para que pudéssemos planejar nossas ações para que de fato elas fossem objetivas e atendessem a comunidade que se beneficia do turismo”, avaliou.
O levantamento também constatou a necessidade de investir na divulgação dos atrativos turísticos do município, atualizar site e rede social da prefeitura com informações turísticas, incentivar a implantação de ciclovias, sensibilização sobre a importância da preservação ambiental, profissionalização dos artesãos locais, ações de valorização da gastronomia local, perceber qual perfil gastronômico de Sinop e consolidá-lo.
O prefeito Roberto Dorner disse que “Sinop vai se desenvolver cada vez mais. Nós estamos mostrando para sociedade para o Brasil e mundo o que nós temos importante no turismo. Esse relatório que está sendo feito, essa demonstração que será distribuída para o município e Estado mostra que nós temos um potencial muito grande no turismo e nunca mostramos isso aqui e agora chegou a hora”, disse. Este ano, a prefeitura realizou o festival de praia, no Cortado, recebendo visitantes de diversas cidades.
“O que nós queremos aqui é que Sinop se desenvolva em passos largos, mas com direcionamento”, disse o secretário Klayton Gonçalves. O evento foi o auditório de um hotel, contou com a participação de empresários do setor turístico, entidades como União das Entidades de Sinop e Câmara de Dirigentes Lojistas e vereadores.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.