O analista judiciário Valdiney Rondon disse, ao Só Notícias, que estão esgotadas as vagas de agendamento para o cadastro biométrico para eleitores do município para este mês. “Fomos surpreendidos com tanta procura e tivemos que abrir a agenda do mês que vem, 20 dias antes de acabar maio. As pessoas que procuram pela biometria estão tendo que agendar para junho o atendimento”.
Sinop tem dois cartórios eleitorais com capacidade de fazer 173 cadastros biométricos por dia. Um número pequeno diante da demanda de eleitores, afirma o analista judiciário. Ele disse ainda que a Justiça Eleitoral está providenciando a contratação de servidores temporários para ajudar no trabalho, mas que ainda está em fase de licitação.
Um outro problema, segundo Rondon, é o número de eleitores que agendam e não comparecem ao cartório na data marcada. A ausência chega a 30%. Ele ressalta que na hora do agendamento é possível cadastrar o e-mail, por onde o sistema manda uma mensagem um dia antes da data marcada, para lembrar o eleitor.
A partir do dia 2 de fevereiro do ano que vem, o eleitor que não tiver feito o cadastro biométrico vai ter automaticamente o título cancelado e não vai poder votar nas próximas eleições. Para fazer o cadastro biométrico é preciso entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) ou ligar para o telefone 0800 647 8191 e agendar o atendimento em qualquer uma das duas zonas eleitoral de Sinop.