O primeiro secretário da câmara, vereador José Pedro Serafini, autor do pedido para instalação de uma unidade da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – em Sinop, disse hoje que a solicitição está bem próxima de ser atendida. “Sabemos que o pedido entrou no rol do governo do estado, que deve buscar essa instalação junto ao Governo Federal, mas aguardamos ainda uma definição”, explicou Serafini.
Ele acredita que o município, por ser um pólo agrícola na região, está apto a sediar uma unidade da Embrapa, que tem se destacado no país com pesquisas de alta precisão na agricultura brasileira. A parceria entre as instituições no município será reforçada com a criação de uma unidade focada no desenvolvimento de pesquisas voltadas à agricultura familiar.
O presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, quando esteve em Sinop, no mês de março, acenou com a possibilidade de funcionamento da unidade a partir de 2008. Segundo ele, já foram feitas várias reuniões em Cuiabá e alguns parâmetros já estão definidos. “Será uma unidade de desenvolvimento e compartilhamento de pesquisas focadas na agricultura familiar, mas outras pesquisas continuarão sendo feitas”, declarou.