A prefeitura de Sinop abriu uma licitação, na modalidade “concorrência pública”, para definir a empresa que ficará responsável por executar serviços de engenharia para regularização “do destino final de sistema de drenagem de águas pluviais”. As obras são estimadas em R$ 2,9 milhões.
Os serviços serão executados em locais já definidos pela prefeitura no Jardim Boa Esperança, na avenida das Itaúbas, na avenida dos Jequitibás e na avenida dos Pinheiros. Uma fonte de Só Notícias explicou que a finalidade da licitação não é o fechamento de valas, mas a adequação dos dissipadores do sistema de drenagem, que diminuem a velocidade da água e visam evitar a ocorrência de danos ambientais.
“Serão feitas adequações dos dissipadores, para não ter dano ambiental. Hoje, as águas estão saindo e não tem dissipadores. A vala da avenida dos Pinheiros, por exemplo, onde ela acaba a água cai direto no rio. O que a gente está fazendo é construir as peças de dissipação para que não ocorram danos ambientais, como erosão por exemplo. É uma questão antiga que a prefeitura já havia sido notificada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema)”.
As empresas interessadas em executar os serviços serão deverão apresentar propostas no dia 29 de abril. Não consta na licitação o prazo para conclusão das obras.