A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SAS) implantou pólos de formação profissional, oferecendo gratuitamente cursos de informática, manicure, gestão familiar, culinária, projeto ‘Meu Bebê’, cabeleireiro e datilografia, no ano passado, nos centros de Referência e Assistência Social Aide Ribeiro, Menino Jesus, Clubes de Mães e na SAS, e a partir desse ano o trabalho irá se estender para a Comunidade Betel e Jardim Paulista I.
Foram qualificadas mais de 800 pessoas. A jovem Pricila Oliveira, de 18 anos, por exemplo, estava em busca de um lugar no mercado de trabalho, mas não encontrava oportunidade. “Fiz o curso de manicure e logo consegui um trabalho no salão. E assim como eu, tenho certeza que muitas pessoas melhoraram suas vidas” destacou.
De acordo com o prefeito Nilson Leitão, em 2008 as vagas para os cursos profissionalizantes devem aumentar, auxiliando ainda mais pessoas. “Esse sistema tem funcionado muito bem. As famílias se preparam para trabalhar e se sustentarem sem depender do auxílio de ninguém, seja de terceiros ou de órgão públicos. Essa é uma nova maneira muito eficaz de trabalhar o social”, contou Leitão.
Além dos cursos, a SAS ainda realiza uma série de outros serviços como Bolsa Família, distribuição de passagens, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Programa Sentinela, atendimento psicológico, orientação social, entre outros. Foram atendidas em 2007 mais de 28 mil pessoas.