Quarenta candidatos ao cargo de vereador por Sinop ainda aguardam análise dos recursos protocolados no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Eles foram reprovados em primeira instância e tentam mudar suas situações eleitorais para concorrerem sem problemas ao pleito do dia 7 de outubro. No entanto, nada impede que estes candidatos continuem realizando suas campanhas.
Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que outros dez candidatos ao mesmo cargo também foram reprovados, mas já conseguiram reverter a situação tanto com recursos protocolados na primeira instância, quanto em instância superior. Os demais ainda aguardam a análise do Pleno do TRE.
Segundo o TSE, 104 candidatos tiveram seus registros deferidos ainda na primeira instância. Já os registrados como não aptos somam 56 postulantes. Quarenta e um não tiveram conhecimento do pedido do registro, cinco foram indeferidos e não haviam protocolado recursos para reverter a decisão. Além de outros dez que registraram pedidos de candidatura, mas acabaram renunciando tempo depois.
Ao todo, 210 pessoas protocolaram pedidos de registro de candidatura a vereador para a eleição deste ano, em Sinop. Conforme Só Notícias já informou, a partir da próxima legislatura, a câmara passará a ter 15 vereadores, quatro a mais que a atual gestão.