A chefe em exercício do cartório da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, Eliane Regina Arfeli Ferreira, estima que aproximadamente 20 mil títulos ainda precisam serem trocados, devido a transferência da zona. Como o eleitorado Sinop e cidades da comarca cresceu, foi criada, ano passado, nva zona eleitoral e feita redistribuição de eleitores. Sediada antes em Pedra Preta, a mudança para a “capital do Nortão”, dividiu o número de eleitores, que estavam somente a 22ª Zona Eleitoral.
A partir de 9 de maio “não teremos mais acesso ao sistema para atender que quiser trocar o título ou outros atendimentos”, explicou, em entrevista ao Só Notícias. Os eleitores que ainda não trocaram, devem ir ao cartório, na avenida das Figueiras, portando documento pessoal com foto (RG ou carteira de trabalho) e comprovante de residência. Porém, a partir do próximo dia 26, até 9 de maio, o atendimento no cartório, ao eleitor, será suspenso. Os eleitores devem ir no cartório da 22ª Zona na rua das Grevílias (ao lado do fórum). O objetivo será otimizar os trabalhos, diante do prazo final. “Mas eu vou vai ficar [na sede da 32ª] para assuntos administrativos, atender os advogados”, acrescentou.
Conforme Só Notícias já informou, a nova zona eleitoral, além de parte dos eleitores de Sinop, também ficou responsável integralmente, pelos de Cláudia e União do Sul. Nesses municípios, eles precisam procurar o posto eleitoral para pegar o novo título.