Só em 2009 foram inaugurados 750 quilômetros de rodovias no Estado onde foram investidos pelo Governo Estadual, por meio Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) cerca R$ 318 milhões. Essas rodovias estão espalhadas pelas regiões Leste, Médio Norte, Norte, Sul e Noroeste de Mato Grosso. Elas atendem a rotas de escoamento de produção agrícola, melhoram o acesso à região Pantaneira, principalmente na época de chuvas, fomentam o turismo, encurtam distâncias, promovem qualidade de vida, geram progresso e melhoram a economia de inúmeros municípios mato-grossenses.
Em sete de maio foram inaugurados 26 km na MT-448 com a MT-130 em Novo São Joaquim, onde foram investidos R$ 8,6 milhões em parceria com a Associação dos Produtores do Vale do Rio Suspiro que entraram com a contrapartida de R$ 1,5 milhão.
De Tapurah a Itanhangá foram 26 mais 12 km da MT-338, inaugurados em 31 de julho. No trecho dos 26 km que vão de Ana Terra a Tapurah foi investido cerca de R$ 7,2 milhões, divididos entre a Sinfra responsável por R$ 4,5 milhões e a Associação dos Beneficiários da Rodovia da Mudança que contribuiu com R$ 2,7 milhões. Os 12 km de Itanhangá ao Rio Artur Borges custaram algo em torno de R$ 4 milhões, divididos entre a Associação dos Beneficiários da Rodovia João Adão, que injetou R$ 0,5 milhão e a Sinfra que investiu R$ 3,5 milhões.
Em primeiro de agosto o governo entregou 40 quilômetros da MT-140/442 no trecho de Santa Carmem ao Rio Tartaruga. A obra custou R$ 13,9 milhões, sendo R$ 12,3 investidos pela Sinfra.
No dia seguinte, mais 23,02 km na MT-361 que liga o distrito Porto de Fora do município de Santo Antônio do Leverger a Barão de Melgaço. No asfaltamento o Estado investiu R$ 14,4 milhões, fruto de um complexo trabalho de engenharia a MT-361 exigiu além dos cuidados naturais, por se tratar de uma área que é patrimônio da humanidade, a elevação em até 2,5 metros para permitir o tráfego de veículos durante as cheias do Pantanal.
Mês de outubro ficou marcado por grandes inaugurações
Durante o mês de outubro foram inauguradas mais três rodovias. Dia onze, 23,2 km da MT-471 que liga Rondonópolis a Cidade de Pedra; dia 23, 342 km na MT-170 de Campo Novo a Juína e no dia seguinte 60,86 km da MT-235, que ligam Campo Novo a Sapezal.
Na MT-471, conhecida como Rodovia do Peixe, foram investidos R$ 12,9 milhões em verbas do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para execução da obra que possui um traçado bastante sinuoso, para atender questões de preservação ambiental. Com essa iniciativa árvores, pedras e vegetações foram poupadas.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) revela que na rodovia estadual MT-170 diariamente passam aproximadamente 1.500 veículos e que entre os anos de 2007 e 2008 foram transportados o equivalente a 2.086.389 toneladas entre soja, milho e algodão. Para dar fim ao atoleiro e promover a certeza de chegar nessa pavimentação foram investidos R$ 140,5 milhões. Desse investimento cerca de R$ 133 milhões foram repassados pelo governo Estadual através da Sinfra, R$ 800 mil pela prefeitura de Campo Novo do Parecis e R$ 6,7 milhões pela Associação dos Beneficiários da Rodovia MT-170.
Para o asfaltamento e a construção de quatro pontes de concreto na MT-235, conhecida como Rodovia dos Índios, de Campo Novo do Parecis ao rio Papagaio em Sapezal, foram gastos mais de R$ 52 milhões em verbas provenientes do Fethab. Assim como a MT-170, a MT-235, é de suma importância para o escoamento da produção agrícola da região. Nas safras de 2007 e 2008 foram transportados por ela 3.422.890 toneladas entre soja, milho e algodão.
Pavimentação de rodovias é marca da administração Blairo Maggi
Em 20 de novembro foram inaugurados os 52 km da MT-140 que ligam Sorriso a Nova Ubiratã com recursos na ordem de R$ 20,6 milhões, oriundo de um convênio assinado entre Sinfra, Associação da Rodovia da Integração Leste/Oeste e as prefeituras de Sorriso e Nova Ubiratã. Os investimentos da Sinfra foram de R$ 14,8 milhões.
Na semana seguinte, no dia 27, mais 40 km da Rodovia da Vida, a MT-010, que liga Acorizal a Rosário Oeste, foi inaugurada com um ano de antecedência o que garantiu um segundo acesso pavimentado entre a região Norte do Estado e a Capital. A nova rodovia será de uso quase exclusivo de veículos de pequeno porte. Ao todo foram investidos R$ 20,6 milhões em recursos do Fethab.
Em dezembro foram inauguradas mais três rodovias. No dia 18, 10 km da MT-160 em Nova Marilândia. E no dia 19, 93,2 km na MT-325/220 que vai da ponte do Rio Arinos em Juara a MT-170 em Brasnorte e 2,4 km do acesso ao aeroporto Rio Arinos, também na MT-325.
A pavimentação da MT-160 foi realizada em convênio entre o Governo do Estado, através da Sinfra e Associação dos Beneficiários da Rodovia. Foram investidos R$ 6,6 milhões, R$ 5,1 milhões do Fethab mais a contrapartida da Associação, no valor de R$ 1,5 milhão.
Na MT-325/220, também inaugurada com um ano de antecedência, o convênio entre a Sinfra e a Associação Intermunicipal dos Produtores Beneficiário da Rodovia, foi firmado em R$ 45,1 milhões, divididos em R$ 36,8 milhões para a Sinfra, e R$ 8,3 para a Associação.
Para garantir o acesso ao aeroporto Rio Arinos em Juara, a pavimentação custou R$ R$ 982 mil, sendo R$ 927 pagos pela Sinfra e R$ 55 pelo município.