segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sindicato faz nesta 3ª mobilização contra projeto sobre cargos comissionados em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) enviou um ofício ao prefeito Roberto Dorner anunciando uma mobilização dos servidores da educação, nesta terça-feira, contra o projeto de lei que trata sobre a nova estrutura administrativa da prefeitura. A proposta foi enviada por Dorner e passará pela segunda votação na câmara de vereadores.

Na semana passada, os parlamentares aprovaram o projeto que trata da “Estrutura Administrativa do Município de Sinop, bem como implanta princípios e métricas de otimização e aumento da eficiência da Administração Pública Municipal”. O projeto teve votação apertada, com oito favoráveis (Célio Garcia, Dilmair Callegaro, Celsinho, Juventino Silva, Lucinei, Moisés Jardim do Ouro, Paulinho Abreu e Toninho Bernardes) e seis contrários (Ademir Debortoli, Adenilson Rocha, Elbio Volkweis, Mário Sugizaki, Hedvaldo Costa e Sérgio).

No ofício, o Sintep pede a revogação total do projeto de lei. A entidade alega que a “criação de tantos cargos comissionados inviabiliza o processo educacional, impactando na manutenção do ensino, e mantém técnicos e apoios desamparados, como também futuramente implicará na recomposição salarial dos demais profissionais da educação”.

Ao Só Notícias, a presidente da subsede do Sintep em Sinop, Eliane Carvalho, esclareceu que a cobrança é para que o município abra concurso público. “A partir do momento que cria cargos comissionados, não se realiza concurso. Todos os funcionários da rede municipal estarão ficando aquém, sem concurso. Deixa de ter valorização do profissional”.

Ela também detalhou que a assembleia geral da categoria votou pela paralisação das atividades nas escolas municipais apenas no período da tarde. Entretanto, como nem todos os profissionais participam, não há como precisar quais unidades terão aulas ou não. “A gente chamou para uma assembleia geral e foi deliberado que pararia apenas no período da tarde, para que os profissionais possam ir à câmara participar da votação, interinos e efetivos”.

No último dia 15, conforme Só Notícias já informou, o prefeito Roberto Dorner anunciou que a prefeitura vai lançar um novo edital de concurso público para preenchimento de vagas efetivas na administração municipal. Segundo o gestor, “será o maior concurso da história de Sinop”.

“Encaminhamos hoje para a Câmara de Vereadores um projeto para criação de mais de 600 vagas. Após várias reuniões com os servidores e o sindicato, avançamos em vários pontos. As demandas antigas foram resolvidas e, em breve, vamos realizar o tão esperado concurso público, que é uma necessidade”, resumiu o gestor, na ocasião.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE