O governador Silval Barbosa (PMDB) visitou, hoje, a área na qual será construído o Centro Oficial de Treinamento da Copa FIFA 2014 (COT), em Várzea Grande. A área de dez hectares, recebida em doação, já aprovada pela Assembleia Legislativa também vai receber, conforme anunciou o governador, investimentos para construção do Centro de Eventos de Várzea Grande. Silval afirma que as obras da Copa 2014 em Cuiabá e Várzea Grande estão dentro do prazo previsto.
A área onde será construído o COT de Várzea Grande fica na região da Passagem da Conceição e vai receber uma série de investimentos de uma empresa, que vai construir nos próximos anos diversos condomínios no em torno do Centro, em um total de dez mil unidades habitacionais. O diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, explicou que o COT será o futuro estádio de futebol de Várzea Grande. O centro de treinamento terá uma capacidade de seis mil pessoas, conforme as exigências da Fifa, e com projeto de ampliação para dez mil lugares.
O senador Jaime Campos (DEM), que em uma discussão com a bancada federal, se prontificou a colocar a sua emenda parlamentar para construção do COT. Aprovada a emenda o governo do Estado, as obras do Centro irão começar. O COT vai exigir um investimento em torno de R$ 28 milhões. “Vamos pedir a presidente Dilma, como prioridade, a liberação dessa emenda”.
Contudo, o governador lembra que já tem recursos previstos dentro governo do Estado para a Copa, independente da emenda do senador Jaime Campos. Com a liberação do recursos da emenda, a Agecopa vai poder investir no terceiro Centro de Treinamento que será no Dutrinha.
Ele anunciou que, para garantir a manutenção e gestão do COT de Várzea Grande, já como Estádio, após Copa do Mundo, atendendo a uma solicitação do prefeito Murilo Domingos, vai destacar parte do recursos do ProdTur para construção do Centro de Convenções, em área a ser viabilizada pela prefeitura. O governador lembrou que no local onde ficava a antiga Feigovag será construída a nova rodoviária da cidade.