O governador Silval Barbosa teve audiência, esta tarde, com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e solicitou a continuidade no andamento das obras de responsabilidade do Governo Federal nas rodovias mato-grossenses. Além disso, Silval Barbosa também solicitou ao ministro o andamento regular das obras de travessia urbana, em Cuiabá e Várzea Grande. A preocupação nesta área, segundo Silval Barbosa, se dá em relação a reavaliação determinada pela presidente Dilma Rousseff, em todas as atividades realizadas pelo Ministério dos Transportes após a abertura de investigações para apurar as denúncias de superfaturamento nas licitações da Pasta.
“Fizemos um apelo ao ministro para saber como ficarão as obras em andamento no Estado. Nossa solicitação é para que elas não parem, dada a importância das mesmas para o desenvolvimento do Estado”, destacou.
As obras em andamento, de acordo com o governador, são a duplicação da BR-163 que liga Rondonópolis ao posto Gil, na região de Diamantino. A continuidade da pavimentação da BR-163 -da divisa de Mato Grosso até Santarém – onde está o porto para escoar a safra agrícola e madeireira matogrossenses-, assim como as obras na MT- 158 e MT- 242. Outra preocupação do Estado, apontou o governador, é a respeito da Ferrovia Centro-Oeste (Fico), que cruzará o Estado até Vilhena – tendo um terminal de cargas em Lucas do Rio Verde.
Para o governador, a reunião foi positiva. “O ministro garantiu que as obras serão reavaliadas pela presidente, mas que elas não irão parar”, concluiu.
Foi o primeiro encontro de Silval com o novo ministro dos Transportes. Eles também falaram rapidamente sobre a saída do mato-grossense Luiz Pagot, da direção do DNIT, que ocorreu esta semana, após a crise causada com denúncias de supostos pagamentos de propinas por parte de empreiteiras, que causaram a saída do ex-ministro Alfredo Nascimento e de 16 servidores do ministério. Silval não informou o que foi conversado com Passos sobre a nova direção do DNIT. O governador tenta garantir a indicação de um mato-grossense para uma das diretorias do órgão.