O governador Silval Barbosa está neste momento no Palácio do Planalto, reunido com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Rocha Santos Padilha. À tarde, ele vai se encontrar com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, quando deverá tratar das obras de travessia urbana entre Cuiabá e Várzea Grande, visando a Copa do Mundo de 2014.
Pela manhã, em um hotel, o governador se reuniu com a bancada federal de Mato Grosso para discutir as emendas que serão apresentadas ao Orçamento Geral da União de 2011. Ele abriu a reunião falando da sintonia que o Governo do Estado quer ter com a bancada. “É fazer uma grande parceria”, resumiu. O governador salientou que, unidos com o governo, os deputados terão maior facilidade na liberação os recursos no Estado. Ele apresentou ainda as prioridades do Governo, como obras importantes que incluem as obras da Copa 2014 e outras de infraestrutura como a interligação asfática dos municípios mato-grossenses. Conforme Silval, hoje 45 cidades do Estado ainda não contam com essa ligação, que representam 2.600 km que faltam para interligar 100% dos municípios.
Cada um dos deputados explanou o que considera prioridade para o destino das emendas a serem apresentadas de 17 a 24 de novembro. Até definirem todas as prioridades, o governador Silval Barbosa e a bancada mato-grossense devem-se se reunir novamente para fechar. As emendas individuais giram na faixa de R$ 13 milhões.
Os deputados assinalaram algumas preocupações, principalmente com relação a infraestrutura para a Copa em 2014 que incluem a reforma do aeroporto que hoje já se mostra fisicamente insuficiente no atendimento do serviço quanto mais para receber milhares de visitantes/torcedores. As obras da construção do Hospital Universitário, que também depende de recursos federais para começar, foi mais um intervenção apresentadas pela maioria dos parlamentares.
Participam da reunião os senadores Jaime Campos e Gilberto Goelnner e os deputados federais Homero Pereira, Pedro Henry, Eliene Lima, Carlos Bezerra, Carlos Abicalil, Wellington Fagundes, Thelma de Oliveira, Valtenir Pereira e Victório Galli.
(Atualizada às 11:02h)