O governador Silval Barbosa (PMDB) espera colocar um ponto final hoje nas especulações em torno das obras de mobilidade urbana referentes à Copa do Mundo de 2014, principalmente em relação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que por reunir os maiores valores investidos (R$ 1,477 bilhão) e prazos longos para execução tem atraído as atenções com notícias negativas. O chefe do Executivo reúne a imprensa acompanhado do secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, e apresentará todos os projetos, obras e prazos de execução e de conclusão, bem como as margens de segurança nos contratos assinados com as empreiteiras que executarão as obras e que podem gerar multa caso descumpridos.
A intenção do governador Silval Barbosa é não deixar margem para sua determinação de fazer o que ficou estabelecido na Matriz de Responsabilidade assinada quando Cuiabá e Mato Grosso foram escolhidos como cidade-sede do evento mundial com a FIFA e a CBF, além de todos os compromissos assumidos que se resumem em 5, a Arena Multiuso, o Aeroporto Marechal Rondon, o Fun Fest, Centros Oficiais de Treinamento e as obras de Mobilidade Urbana.
Silval vai deixar claro o empenho, a determinação e a obstinação de seu governo na execução destes pontos e que tudo foi feito dentro de um cronograma e de um planejamento que em parte acabou prejudicado pela própria burocracia do governo federal, mas nada que impeça o governo do Estado de cumprir com os compromissos assumidos e com os benefícios que permanecerão no pós-Copa para Cuiabá, Mato Grosso e a população.
A decisão de falar à imprensa é para não deixar dúvidas quanto à realização das obras de mobilidade, inclusive o VLT, além de prestar contas à população de que os investimentos feitos não comprometem a situação financeira do Tesouro do Estado, que tem sua capacidade de endividamento preservada dentro do esforço fiscal de honrar os pagamentos anuais de suas dívidas em montantes que extrapolam R$ 1 bilhão e dentro da utilização de receitas próprias para os investimentos em segurança pública, saúde e educação, sendo estes 2 últimos com percentuais constitucionalmente estabelecidos e que não podem ser alterados pelo governo do Estado.
Os recursos aplicados nas obras de mobilidade urbana em parte são do governo federal e em parte do governo do Estado. Já no que tange ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Mato Grosso contraiu empréstimos da ordem de R$ 1,261 bilhão, reduziu a carga tributária de materiais de construção e de produtos importados para todas as obras da Copa do Mundo para conseguir o montante total de R$ 1,477 bilhão que será aplicado nos 22 quilômetros previstos no projeto original em 2 ramais.
Fora isto, o governador Silval Barbosa deve anunciar a existência de consórcios internacionais interessados em assumir a concessão e operacionalização do VLT, o que em síntese representaria o aporte de novos recursos que pagariam os empréstimos contratados via Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de subsidiar o novo sistema de transporte coletivo que seria um dos mais modernos em utilização no Brasil e no Mundo.