O governador Silval Barbosa ficou, hoje, por cerca de 3 horas na Polícia Federal, após terem sido feitas apreensões de documentos em seu apartamento e de uma pistola 380. Ele acabou de prestar esclarecimentos, foi liberado e vai responder processo em liberdade. O secretário estadual de Comunicação, Marcos Lemos, disse ao Só Notícias, que Silval não foi preso. "Houve a busca de apreensão de documentos e policiais localizaram a arma. Silval tem porte e tem registro. Só que o registro estava vencido. Por este motivo ele veio aqui na PF prestar esclarecimentos", declarou. "A presença dele na superintendência não tem qualquer ligação com a investigação da Operação Ararath", acrescentou.
Silval ficou cerca de 3 horas na superintendência e a fiança teria sido arbitrada em R$ 100 mil (teria sido considerado o salário que ele recebe mensalmente para definir o valor). O registro estaria vencido desde 2009. Os federais chegaram em seu apartamento por volta das 6h, cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pelo ministro Dias Toffoli, do STF. Não foi informado o que foi levado pelos federais para ser entregue à justiça. O STF expediu ordem de sigilo, a pedido da Procuradoria Geral da República.
Também não foi informado o que foi apreendido na casa do presidente afastado da Assembleia, José Riva. Ele saiu algemado, em uma viatura da PF, e foi levado a superintendência. Na casa do ex-secretário Eder Moraes teriam sido apreendidas algumas planilhas de movimentação financeira. A prisão de Eder é preventiva (30 dias).
Houve buscas e apreensões também em empresas e na casa de outros investigados. Foram levados 3 sacos com dinheiro pela PF, mas não informado com que estava.
Em instantes, mais detalhes
(Atualizada às 17:15h)
Leia também
Após apreensões, MP diz que ex-secretário Eder procurou membro do GAECO
Ministro censurou PF de falar das prisões de políticos feitas hoje em MT e investigação
Empresário pivô da Operação Ararath em MT entrega esquema para atenuar possível condenação
Policiais federais apreendem três sacos com dinheiro durante operação em Cuiabá
Riva e Eder serão recambiados esta tarde para Brasília; empresários depõem