PUBLICIDADE

Silval participa da apresentação do projeto Norte Competitivo em Brasília

PUBLICIDADE

O Governador Silval Barbosa participou, esta manhã, da solenidade de apresentação do Projeto Norte Competitivo. O evento, realizado no auditório da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília, contou com a participação de vários representantes dos estados que compõem a Amazônia Legal, entre governadores, empresários e produtores.

Eladorado pela CNI, num trabalho em conjunto com a Ação Pró-Amazônia – associação das Federações das Indústrias dos nove estado da Amazônia Legal (Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins) -, o projeto fez uma análise da realidade da infraestrutura de transporte da produção de toda a Amazônia Legal.

A partir do diagnóstico, o projeto elabora um plano de ações em nove eixos de desenvolvimento para a implementação de uma malha viária mais moderna e efetiva para o escoamento da produção, e que pode reduzir o custo no frete ao produtor em até 40%. O projeto prevê a realização de 150 obras, num valor total de cerca de R$ 52 bilhões que colocaria os Estados da região numa posição de competitividade com o resto do País.

O documento final, que foi apresentado no evento pelo sócio da empresa Macrologística, que é a diretora do projeto, Olivier Girard, será entregue aos governadores da região, que poderão ter embasamento técnico para a realização de ações para a melhoria na logística de seus Estados. Segundo Girard, o projeto é um estudo detalhado que estabelece medidas a curto, médio e longo prazo, visando também o desenvolvimento socioambiental da região.

Durante o evento, o presidente da CNI, Robson Braga, enalteceu o trabalho elaborado e destacou a importância do projeto. "O Brasil tem conseguido resultados estimulantes no que diz respeito à Economia. Nossa preocupação neste momento é a pressão que será exercida pela sociedade sobre a oferta de infraestrutura na logística para o escoamento da produção. Precisamos de um melhor planejamento para gerar a competitividade que queremos, e o projeto tem o propósito de implementar essa necessidade", destacou.

O coordenador da Ação Pró-Amazônia e presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, o projeto visa atender a uma demanda que precisa ser resolvida. "Queremos atender ao produtor da região. Hoje estamos perdendo a competitividade e o potencial que temos por conta dos problemas de logística. O projeto é um estudo sobre os caminhos que precisam ser melhorados".

Representando o Ministério dos Transportes, o secretário de Políticas Nacionais de Transporte, Marcelo Perrupato, destacou que o Governo Federal tem se preocupado com o transporte de produtos. "Trata-se de um planejamento que segue se atualizando ano a ano. Temos uma parceria com a CNI e uma aliança permanente com o Conselho Nacional de Secretários de Transporte. Essa visão de corredores logísticos ultrapassa as nossas fronteiras de federação, unindo o país", afirmou.

O Projeto Norte Competitivo foi entregue ao governador Silval Barbosa ainda em novembro do ano passado, durante o II Forum Estadual sobre a Infraestrutura dos Transportes em Mato Grosso, realizado na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). No evento em Brasília, Silval Barbosa ressaltou a importância do projeto para a evolução da logística na região amazônica e também em Mato Grosso. "É fundamental recebermos um projeto como este, pois ele define a estrutura que a Amazônia necessita para se desenvolver e ser autocompetitiva. Agora vamos trabalhar em conjunto com a CNI, governadores, bancadas e demais parceiros para montarmos um planejamento de implementação dessa malha viária".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE