O governador Silval Barbosa (PMDB) preferiu não comentar a decisão do senador Blairo Maggi (PR) em não disputar o Governo do Estado, em 2014. Durante visita a Sinop, no final de semana, onde esteve no jantar com líderes empresariais e políticos, na 29ª Exponop, ele evitou falar sobre o processo eleitoral. Silval também evitou mencionar se disputará vaga de senador, como ocorreu com alguns antecessores.
Blairo, que é um dos principais aliados de Silval, anunciou que não pretende disputar o governo. Embora tenha dito que não pretende disputar, é apontado como principal nome da aliança atual (que elegeu Silval) PMDB-PR-PT. A decisão, de certa forma, acabou alterando as articulações das siglas que contavam com o nome do senador. Diante do recuo de Maggi, conforme Só Notícias já informou, o governador também “empurrou” para ano que vem sua decisão e diz que sua prioridade é entregar as obras da copa. Ele teria sinalizado, nos bastidores, que apenas disputaria caso tenha apoio de todos os partidos que o elegeram em 2010.
O PMDB já encaminhou aliança com o PT, iniciou o diálogo com o PR e ainda deve marcar encontros com o PSD, que tem entre seus principais líderes o atual vice-governador Chico Daltro. O PP, que também atua na base governista, também pode compor a futura coligação.