O governador Silval Barbosa, que está no cargo há cerca de 70 dias, está conseguindo manter os bons índices de aprovação do governo esatdual, “herdado” de Blairo Maggi. A pesquisa Ibope, feita entre os dias 10 e 13 deste mês, com 812 entrevistados, aponta que 42% da população consideram boa a gestão. 30% disseram que é regular. Para 4% a atuação do governo é ótima.
Ainda de acordo com o Ibope, 5% consideram o governo ruim e, 4%, péssima. 16% não responderam a pesquisa. A melhor avaliação é entre os homens, na faixa etária de 50 anos (ou mais) que têm curso superior e ensino fundamental. A maioria dos que reprova o governo tem entre 20 e 29 anos cuja formação é o ensino fundamental.
O resultado da avaliação do governo pode ser comemorado pois Silval mal assumiu e já se deparou com o caso do superfaturamento de R$ 44 milhões na compra de caminhões e maquinários, cuja licitação havia sido feita ainda quando Blairo governava. Mas dois secretários estaduais, que Silval manteve no 1º escalão acabaram saindo (Vilceu Marchetti -Infra-estrutura- e Geraldo de Vitto Jr – Administração-). Mês passado, o chefe de Gabinete do governador e um secretário estadual adjunto, além de servidores da Sema, foram presos acusados de fraudes ambientais. A maioria dos acusados foi exonerada.