PUBLICIDADE

Silval garante apoio às obras do PAC em Cuiabá e Várzea Grande

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) se colocou à disposição da prefeitura de Cuiabá e ainda de Várzea grande, para assegurar o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das duas cidades. Na tarde de ontem a Casa Civil informou que Silval já sinalizou positivamente sobre a colaboração aos municípios referente ao programa. O governador estaria aguardando nova reunião com os gestores para tratar do tema.

Recentemente, o chefe do Executivo estadual manifestou preocupação com a execução do PAC. Ele chamou a atenção para a urgência na resolução do assunto, lembrando a demora para a realização das obras – que gera risco eminente de perda de recursos.

No entanto, persiste o impasse sobre o "domínio" do programa. O prefeito Chico Galindo (PTB) espera contrapartida de Silval para assumir a contrapartida dos projetos. O chefe do Executivo estadual se disponibiliza a ajudar mas quer a gerência das obras.

Para minimizar as chances de o programa ser atingido, Galindo e Murilo já solicitaram junto ao Ministério das Cidades prorrogação do prazo para conclusão das obras. Mesmo assim, existe cronograma para execução dos projetos que precisa ser cumprido, para liberação de verba de acordo com medição feita por técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF).

Lançado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, o PAC I tinha o objetivo de assegurar recursos, numa parceria do governo federal com contrapartida dos estados e municípios, para obras de saneamento, habitação e pavimentação asfástica. No período, o Ministério Público deu início a uma série de ações que visavam assegurar a transparência dos atos e cumprimento na legislação relativa a licitações.

Depois de passar pelo crivo do MP, o então prefeito Wilson Santos (PSDB) aceitou implementar o certame com base na orientação de comissão especial – sob a responsabilidade do Ministério Público. Em 2009,o programa sofreu paralisação decorrente da Operação Pacenas, a cargo da Polícia Federal. ao assumir a prefeitura, em 2010, Galindo tomou para si a tarefa de assegurar a realização das obras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE