Gonçalo Aparecido de Barros (PMDB) não é mais secretário de Estado das Cidades (Secid). O ato de exoneração está publicado no Diário Oficial do Estado, que está circulando hoje. No mesmo documento já consta a nomeação do vice-governador Chico Daltro (PSD) para o comando da pasta. Os dois atos estão assinados pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
Gonçalo de Barros estava respondendo pela pasta desde a morte em um acidente na BR-163, em junho deste ano, do então titular do cargo, Nico Baracat (PMDB). A nomeação de Daltro é o início da reforma do secretariado anunciado pelo próprio governador.
Por enquanto, esta é a única mudança realizada oficialmente. Além desta, outras alterações já foram anunciadas, mas ninguém ainda foi nomeado por ato do governador, até o momento.
Conforme Só Notícias já informou, Vicente Falcão (PR) deve deixar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que passará a ser comandada por José Lacerda (PMDB), atualmente comanda a Casa Civil. O atual secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf (PR), assumirá o lugar de Lacerda. Valério Gouveia deve ficar na vaga deixada por Nadaf.
A Secretaria de Transportes continua com o PR mas muda de titular. Arnaldo Alves de Souza deve sair e Sinézio de Oliveira de ser nomeado secretário. Na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) sairá Luiz Carlos Milhomem e entrará o prefeito de Acorizal, Meraldo Sá (PSD), que está deixando a presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O prefeito de Rondonópolis, Ananias Filho (PR), que está concluindo o mandato, vai para a Secretaria de Estado de Esportes.
O PT deve permanecer com o comando da Secretaria de Estado de Educação com Ságuas Moraes. Não foi confirmado se o partido terá mais uma secretaria. Chegou a ser cogitado o vereador cuiabano Lúdio Cabral na pasta da Saúde.