PUBLICIDADE

Silval e Galindo tentam acordo com empreiteiras sobre obras do PAC

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) recebe nesta quarta-feira (3), juntamente com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), os empreiteiros do Consórcio Cuiabano, vencedores dos lotes da primeira licitação das obras do PAC 1 realizadas ainda na administração do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que foram suspensas e anuladas pela Justiça Federal em 2009.

Os empreiteiros que estão prestes a serem substituídos por aqueles que venceram a segunda licitação que está tendo seus resultados publicados por lotes e remetidos a apreciação da Caixa Econômica Federal (CEF) para as retomadas emergenciais das obras do PAC 1 paralisadas há mais de um ano, não aceitam os valores de compensação pela parte das obras já executadas.

Segundo os contratos pactuados com o município de Cuiabá sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF) as indenizações estariam estimadas em R$ 4,5 milhões, ou seja, esse valor cobriria a parte das obras executadas antes da Operação Pacenas da Polícia Federal por determinação da Justiça Federal. Os empreiteiros, no entanto, reclamam outros valores e pediram uma reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) para os entendimentos que se forem construídos e definidos podem levá-los a desfazerem os contratos assinados.

Dentre as exigências da Controladoria Geral da União (CGU), da Advocacia Geral da União (AGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), para o Ministério das Cidades autorizar a retomada das obras do PAC 1 em Cuiabá, estaria condicionado o distrato dos primeiros contratos com os empreiteiros e o julgamento em definitivo das ações judiciais pendentes na Vara da Fazenda Pública de Mato Grosso, que em parte são favoráveis ao município de Cuiabá e parte aos empreiteiros.

A reunião com o governador Silval Barbosa, acontecerá a pedido do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB) e tentará definir de uma vez por todas a situação das pendências para que as medidas judiciais sejam tomadas e possibilitem a retomada das obras que são fundamentais na questão da qualidade de vida e da saúde da grande maioria da população da capital do Estado, principalmente da periferia.

O PAC 1 prevê recursos da ordem de R$ 238 milhões para obras de saneamento básico (esgotamento sanitário); abastecimento de água; infraestrutura em bairros como pavimentação asfaltica, canalização de córregos e habitações para retirada de famílias em locais de risco. O PAC 1 atende quase a totalidade da periferia da Capital do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça inicia mutirão ambiental para conciliação de 300 processos em MT

Começou hoje no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá,...

Governo de MT entrega 192 apartamentos esta semana em Lucas do Rio Verde

O governo de Mato Grosso vai entregar 192 apartamentos...

Vice-prefeita assume a secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou que a...
PUBLICIDADE