Em um cenário político, pré-eleitoral, que antecede as eleições do ano que vem, o governador Silval Barbosa (PMDB), que mesmo desconversando sobre sua possível candidatura ao Senado Federal, vem fazendo nos últimos uma espécie de balanço de seu governo. Silval tem feito uma prestação de contas destacando principalmente a realização das obras da Copa do Mundo de 2014, que estão sendo realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, que segundo ele vão atrair ainda mais investidores para Mato Grosso.
Apesar de várias críticas que vem sofrendo com ao longo de sua gestão, principalmente após o início das obras da Copa e também a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), o governador se mostra otimista com o legado que a Copa vai deixar, para Mato Grosso.
No programa "Bom Dia Governador" ele enalteceu as obras da Copa do Mundo e destacou sobre a geração de emprego que o mesmo trouxe para a Grande Cuiabá. "Geramos 5.500 empregos diretos com a Copa. Empresas estão vindo para Mato Grosso em função dessa grande expectativa e o crescimento do nosso Estado. A Copa vai deixar um grande legado e com certeza não só as obras, mas os investimentos de um modo geral vão ficar para sempre e vamos com isso atrair ainda mais investidores para o Estado ", ressaltou.
Silval ressaltou sobre o programa "MT Integrado, Sustentável e Competitivo", que pretende asfaltar 44 municípios e beneficiar 28 rodovias com investimentos de R$ 1,5 bilhão. Segundo ele, 27 obras já estão em andamento. "O MT Integrado é o maior programa de infraestrutura do país, e está sendo construída em Mato Grosso. Esse programa traz milhares de oportunidade abrindo novas fronteiras de trabalho", disse.