PUBLICIDADE

Silval diz que falta de repasse federal atrasa obras da copa em MT

PUBLICIDADE

Faltando dois meses para a abertura da Copa do Mundo de 2014, o governador Silval Barbosa (PMDB) reconheceu que a sensação de atraso sincronizado em torno das obras previstas para o evento chegou a esse ponto agora porque o Estado não aguenta mais “segurar as pontas sozinho”.

Para amenizar os efeitos dos bloqueios, o governo liberou, na manhã desta sexta-feira (11), o tráfego de veículos no complexo viário do Tijucal, antes mesmo da inauguração da obra. Na ocasião, fez um desabafo. “O que acontece é que nos últimos meses o governo federal não tem feito os repasses e o Estado tem segurado as pontas com a contrapartida, mas chega uma hora que a verba acaba e acontece o que todos vocês estão vendo: um atraso sincronizado”.

De acordo com Silval, a maioria das obras é desenvolvida em parceria entre Estado e União. Contudo, reconheceu que a principal dificuldade em acessar os recursos deve-se ao processo extremamente burocrático.

Um dos exemplos disso é a duplicação e construção de pontes na avenida Archimedes Pereira Lima, que contou com emendas de aproximadamente R$ 17 milhões por meio do Fundo do Centro Oeste (FCO) e que ainda não teve nenhum valor liberado. A obra já tem aproximadamente 40% de conclusão, trecho que foi executado com os recursos do Estado. No entanto, após o desabafo, o governador recebeu a confirmação de que a primeira parcela será paga já nos próximos dias.

Diante da boa relação que tem conquistado junto ao governo federal, Silval voltou a afirmar que todas as obras, com exceção da implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estarão 100% prontas até a realização dos jogos na capital.

Inclusive o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, uma das obras também apontadas como alvo da burocracia, cuja dificuldade de liberação dos recursos encontra-se no cumprimento do cronograma de repasses.

Assim, ele aproveitará a primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) em Cuiabá, que acontecerá na terceira dezena deste mês, para tentar sensibilizá-la acerca da necessidade de agilização destes processos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TCE aprova contas de gestão de Lucas do Rio Verde

O Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu, na...

Prefeito eleito de Cuiabá define equipe de transição; ex-secretário é coordenador

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), oficializou...

Deputados aprovam projeto proibindo usar celular nas salas das escolas estaduais de Mato Grosso

Os deputados estaduais aprovaram em sessão ordinária, por maioria,...
PUBLICIDADE