A coordenação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac) Foi recebida pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e reiterou apoio ao Fórum Pró-Ferrovia que luta para que os trilhos da Ferronorte cheguem também a Cuiabá e o Governo Federal inclua a proposta no PAC 2. "Vamos lutar e trabalhar para que o trecho seja inserido", garantiu Silval Barbosa ao lembrar que a coordenação do Gepac esteve em Cuiabá por solicitação do Estado. "Estamos lutando, o Governo junto com a bancada federal de Mato Grosso", completou.
O Fórum Pró-Ferrovia busca acelerar a construção da Ferronorte até a capital mato-grossense. Conforme o presidente do Fórum, vereador Francisco Vuolo, com a inclusão da construção de mais 210 quilômetros de trilhos e a definição da ALL (empresa concessionária dos trilhos e da ferrovia) se há ou não interesse de continuar com a obra até Cuiabá. "Lutamos pelo desenvolvimento do Estado e a ferrovia é uma modal vital para avançarmos neste objetivo", disse Vuolo.
A coordenação do Gepac reconheceu os benefícios da ferrovia para Mato Grosso, mas lembrou que a decisão será tomada pelos setores técnicos do Governo Federal. Segundo o Grupo, há uma previsão de recursos, mas o estudo de viabilidade pode ser concluído até 30 de outubro de 2011. O investimento médio seria de R$ 14, 5 bilhões e a Valec, empresa da União responsável pela construção de ferrovias, deve assumir o estudo de viabilidade.
O governador Silval Barbosa destacou que o estudo de viabilidade é também uma prioridade do Governo do Estado, que "a ferrovia consolida ainda mais o desenvolvimento que temos dentro do Estado de Mato Grosso", por isso reafirmou a parceria do Executivo se recursos do PAC2 forem destinados à construção do trecho, Rondonópolis – Cuiabá. O Governo também pediu uma antecipação no prazo da conclusão do estudo. Assim será possível incluir a proposta no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015.
"É fundamental essa ferrovia chegar até Cuiabá, uma questão de justiça. Mato Grosso, que tem esse potencial enorme. Precisamos do apoio de vocês e ajudar a inserir os recursos necessários para esta obra chegar até Cuiabá", declarou Silval Barbosa durante a audiência com o Gepac. O deputado Abicalil assinalou que o PAC é um arranjo de iniciativa pública que priorizam obras estruturantes, a ordenar investimento e a dinamização econômica.
Participaram ainda da audiência, o secretário de Estado de Infraestrutura, Arnaldo Alves, representante da Subchefia de Assuntos Federativos, Gilmar Dominici; do vice-líder do Governo no Congresso Nacional, deputado Carlos Abicalil, além de membros do Fórum que tem representantes do setor produtivo, classe política e sociedade organizada.