PUBLICIDADE

Silval diz que asfaltamento da BR-163 fica pronto até final de 2012

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou, ao fazer balanço da Rota da Integração, que a pavimentação da BR-163 da divisa de Mato Grosso e Pará até Santarém estará concluída até o final de 2012. Ele percorreu cerca de 900 km da rodovia em território paraense e foi possível ver inúmeras máquinas, caminhões e homens trabalhando na pavimentação ao longo da rodovia federal. “Testemunhei um verdadeiro canteiro de obras. Ao final de 2012, teremos com toda a certeza a BR concluída no trecho entre Mato Grosso a Santarém”, apontou.

•Siga Só Notícias no Twitter

A BR-163, de Cuiabá a Santarém, tem um total de 1,7 mil quilômetros. A parte mato-grossense está quase toda pavimentada. Já a parte paraense há uma estimativa que 40% dos trechos estão sem asfalto. Mesmo apontando a pavimentação como o principal ponto favorável na logística para o Estado, Silval também está entusiasmado com a possibilidade de Mato Grosso ter mais uma ferrovia. Ele também colocou como obra mais importante para o Estado a construção da Ferrovia Centro-Oeste, que sairá de Goias, passará por Lucas do Rio Verde e Água Boa, para terminar em Rondônia, além da já propagada Ferrovia Cuiabá-Santarém.

Esta obra, aliás, já está sendo avaliada pela comitiva de empresários chineses que esteve com o governador nos três dias de viagem ao longo da BR-163. Após a expedição, eles confirmaram que, a partir da próxima semana, começa um estudo de campo no trecho Cuiabá-Santarém, onde está previsto a construção da Ferrovia “Senador Vicente Vuolo” (Ferronorte). A previsão e que os trabalhos sejam realizados no período de um mês, com reconhecimento do local e elaboração de cartografias.

A estatal chinesa, que já assinou o protocolo de intenções para realizar a obra, é responsável na China pela construção de mais de 90 mil quilômetros de ferrovia já instalados. A princípio, a concessão da malha Ferronorte foi concedida a partir de Santos a Santarém e Porto Velho. A empresa América Latina Logística (ALL), que detinha a concessão, desistiu do trecho de Rondonópolis-Cuiabá e de Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Porto Velho. A construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá já está definido e os estudos de impacto ambiental vão ter início em uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE