O governador Silval Barbosa (PMDB) entregou, esta manhã, para o presidente da Assembleia, Romoaldo Junior, na primeira sessão do parlamento, o relatório das ações do exercício de 2013, destacando a atuação de cada secretaria estadual. “As expectativas são boas. Teremos um ano de muitas realizações, por isso temos que definir metas para cumprir os prazos. E a Assembleia Legislativa sempre foi parceira do governo, mesmo fazendo um trabalho independente”, destacou Silval.
Para o governador, 2014 será positivo com destaque para a sede da copa do mundo. “Aproveitamos este evento para fazer a diferença. Todas as obras serão entregues até maio, exceto o transporte público VLT. Mas esperamos concluí-lo até o fim deste ano”, afirmou. Ele destacou ainda a produção do agronegócio, que vem batendo recorde a cada ano e coloca Mato Grosso como o estado que mais cresce no país. Destacou as áreas que fomentam a economia estadual, como a construção civil; o aumento na oferta de empregos; os investimentos à consolidação das ferrovias; asfalto nas BR´s, como a 163; investimentos em tecnologia, especialmente, para a Segurança Pública e a construção de novos leitos hospitalares.
Romoaldo agradeceu a presença de Silval e demais líderes, afirmou que o ano será de muito trabalho e movimentado pelas eleições estaduais, além da participação de Cuiabá como cidade-sede na Copa do Mundo (em junho). Ele demonstrou preocupação com "atrasos significativos nas obras da Arena Pantanal e de mobilidade urbana". Ele declarou que, com os atrasos, o Governo do Estado cumprirá o prazo de entrega de cada uma. “O calendário começa a apertar, mas o governador vai entregá-las até a Copa do Mundo”. Explicou que o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT provavelmente será entregue à população no final deste ano. “Estaremos permanentemente com a atenção voltada para as melhorias da qualidade de vida da população”, garantiu o presidente da Casa de Leis, ao reafirmar que será mantido o relacionamento respeitoso entre os poderes constituídos.
Os deputados também deverão iniciar os trabalhos com a aprovação da Lei de Eficiência Pública – LEP. De autoria do deputado José Riva (PSD), a proposta será apresentada em plenário na sessão ordinária desta terça-feira. “Essa lei será um marco na história de Mato Grosso, pois vai contribuir com o planejamento e o desenvolvimento estadual, com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, garantiu Riva.