O governador Silval Curado designou o secretário Estadual de Segurança, Diógenes Curado Filho, para conduzir as investigações no caso de superfaturamento na aquisição dos 408 caminhões do programa 100% Equipado, que foram entregues para as prefeituras municipais. O decreto 2.514 foi publicado no Diário Oficial de hoje e dá “carta branca” autoriza o secretário requisitar quaisquer documentos que entender necessário para apuração, sem autorização superior.
Diógenes Curado (que é delegado federal licenciado) vai coordenar, supervisionar e acompanhar todos os procedimentos administrativos instaurados para investigar a condução e execução dos pregões 087/2009 e 088/2009 onde o Ministério Público apontou que houve sobrepreço de aproximadamente R$ 26 milhões.
O documento prevê ainda que caso ‘o agente público recuse ou crie obstáculo ao acesso ou fornecimento dos processos e documentos solicitados incorrerá em infração funcional” podendo sofrer penalidades previstas na Lei Complementar 04, de outubro de 1990.
Nesta terça-feira devem começar a ser colhidos depoimentos de servidores estaduais e representantes das empresas que venderam os caminhões. O ex-secretário de Infra-estrutura Vilceu Marchetti (PR), que pediu exoneração devido as denúncias, também deve depor.
Leia ainda
Blairo defende apuração rigorosa e afastamento de secretários