Yenes sai Eder assumirá presidência
O governador Silval Barbosa confirmou, no início da noite, ao receber a lei que altera a estrutura da Agência Estadual de Projetos da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa), aprovada na Assembleia Legislativa, que vai aprovar as mudanças e anunciou para os deputados que vai indicar para presidir a agência o secretário-chefe da Casa Sivil, Eder Moraes. “O deputado Yênes Magalhães é uma pessoa altamente competente e permanecerá como diretor de Planejamento da instituição. O convite para a presidência foi direcionado a Eder Moraes e, até a próxima semana, ele deverá decidir se tomará posse do cargo”, afirmou Silval.
O governador esclareceu aos jornalistas que, caso Moraes assuma a Agecopa, ele deverá sair do comando da Casa Civil. “Nós não permitiremos o acúmulo de cargos na gestão. Temos muitas pessoas competentes para atuar no Governo e um arco de alianças que permite a entrada de outras pessoas nessas pastas. Esperamos a avaliação de Eder Moraes, se ele permanece ou não na Casa Civil. Caso ele não aceite, vamos sugerir outro nome”, concluiu. Questionado sobre a indicação de nomes para a Casa Civil, Silval declarou que ainda não há uma definição.
A saída de Yenes da presidência ocorre após uma bateria de críticas de deputados – alguns da base aliada- e envolve também divergências sobre modelo a ser implantado na mobilidade urbana. Ele defende o sistema de Bus Rapid Transport, o BRT (ônibus rápido) e o Veículo Leve sobre Trilhos, VLT-. O presidente da Assembleia, José Riva, foi um dos que centralizou críticas a Yenes.
Esta é a segunda mudança na agência da copa em Mato Grosso. Ano passado, Adilton Sachetti (ex-prefeito de Rondonópolis e ex-secretário estadual), que havia sido indicado pelo ex-governador Blairo Maggi, renunciou a presidência e Yenes foi nomeado, acumulando a diretoria de Planejamento.
Leia ainda
Éder deve ser presidente da Agecopa e Savi cotado para Casa Civil