O governador Silval Barbosa transmitiu o comando do Executivo estadual ao vice-governador Francisco Daltro em uma rápida cerimônia no gabinete do Palácio Paiaguás, na tarde desta sexta-feira (01.04), para cumprir agenda fora do País. Silval Barbosa viaja, este sábado (02.04), aos Estados Unidos da América (EUA), onde participa do Fórum de Líderes do Governo da América Latina e Caribe, em sua 13ª edição com o tema "Inspirando a Nova Geração de Líderes de Governo" e vai contar com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como palestrante de painel no dia 06 de abril.
Durante a solenidade Silval Barbosa fez questão de destacar a confiança no vice-governador. "Eu tenho a maior confiança no governador Chico Daltro e tenho certeza que ele vai dar continuidade a tudo aquilo que foi estabelecido como planejamento. Estou muito feliz em ter um companheiro de lealdade, que é Chico Daltro".
Sobre a viagem, Silval Barbosa destacou que vem prospectando o Estado de Mato Grosso internamente no País e agora vai fazer isso fora. Será uma série de audiências com empresários interessados em expandir os seus negócios no Brasil e o governador vai mostrar o potencial do Estado para receber esses investimentos. Uma das audiências – destacou Silval – será com os executivos da Motolora que deseja expandir seus investimentos no Brasil. "Nós vamos estar colocando Mato Grosso como opção".
O governador em exercício Chico Daltro disse que assume o Governo com emoção e responsabilidade. "O nosso trabalho se pauta na simplicidade. Vamos dar andamento, de forma natural, nas ações de governo comandadas e lideradas pelo nosso governador Silval Barbosa". Chico Daltro disse também que vai dar andamento na agenda, tanto nas relações de receber em audiência no Gabinete, como também nas agendas externas em outros municípios.
Chico Daltro disse que o primeiro ato como governador será o relacionamento protocolar com os demais poderes. Ele deve visitar a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, "levando a orientação de governo que não haverá nenhuma descontinuidade". Ele destacou também a coincidência dele, como cuiabano, assume o governo durante a semana de aniversário de Cuiabá.
O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, que vai integrar a comitiva do governador ao EUA, disse que a participação do governo no Fórum de Líderes tem o objetivo de "acompanhar de perto a economia mundial dos Estados Unidos e também as fundamentações da macroeconomia em base sólida, para não errarmos em termos de novos investimentos para o Estado de Mato Grosso", disse. Ele informa que, além da Motorola, o governador Silval Barbosa tem mais quatro agendas programadas para a viagem. Durante a ausência do secretário assume a Casa Civil o secretário adjunto da Casa Civil, Vivaldo Lopes. "Irei dar continuidade ao trabalho do Eder Moraes e também apoiarei o Chico Daltro. Espero que seja uma semana calma e de muita produtividade", comentou.
O governador em exercício, neste sábado (02.04) cumpre agenda em Rondonópolis, onde, numa parceria com o prefeito José Carlos do Pátio vai entregar 600 titulos de regularização urbana e em Barra do Bugres terá uma agenda com a Unemat que desenvolve projetos de ampliação da faculdade indígena.