O governador Silval Barbosa confirmou, para sexta-feira, a apresentação do projeto do VLT -Veículo Leve sobre Trilhos-, o novo modelo de transporte coletivo a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande. Ele destacou que a intenção é abrir a licitação em 15 dias. Disse que as críticas feitas em relação ao projeto querem “denegrir a imagem do Estado, que também contribuiu com o país”.
Ele destacou que o gasto será maior porque o benefício será maior. “É uma obra que vai durar mais de 50 anos”.
O anúncio foi feito durante a entraga do Modulo Operacional Provisário (MOB) no Aeroporto Marechal Rondon, que vai aumentar a capacidade para atender mais 700 mil passageiros. Hoje, cerca de 1,7 milhão, o equivalente a 4,6 mil, utilizam o aeroporto todos os dias.
Na obra, que inclui duas esteiras e 4 banheiros, foram investidos R$ 2,4 milhões. Esta é apenas a primeira etapa e é provisória. No início de 2012 a Secopa fará a licitação para a ampliação do terminal de embarque e desembarque, com área para vôos internacionais. Serão investidos R$ 87 milhões. Também será ampliado o estacionamento, com mais 400 vagas. “Nossa meta é que as obras comecem no segundo semestre e entregues até setembro de 2013, antes de outros aeroportos. Os prazos serão cumpridos e esta é a nossa prioridade por causa da Copa de 2014”, ressaltou o presidente da Infrero, Gustavo do Valle.
Com as novas instalações, o aeroporto de Várzea Grande terá capacidade para receber 5 milhões de passageiros ano, o equivalente a 13 mil dia, número 3 vezes maior que o atual.