O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou postulação do Estado para participar como sede da Copa das Confederações, que é realizada um ano antes da Copa do Mundo. Recentemente, ele havia admitido falta de tempo hábil para pleitear inserção no evento. Novo prognóstico sobre término das obras da Arena Multiuso, que deverá ser entregue em dezembro de 2012, abriu caminho para Mato Grosso avançar sobre os jogos.
Afirmou que levantamento técnico aponta 96 dias e não 7 meses de atraso, como havia sido aventado, sobre as obras para a Copa. Apresentou sistema ligado ao "Google Maps" inserido no site da Agência Executora da Copa de 2014 (Agecopa), que disponibiliza imagens de satélite por aproximação, para acompanhamento e fiscalização da população sobre ações relativas ao Mundial.
O gestor do Estado disse que ficou "impressionado" com a dinâmica do modal VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Na próxima semana ele recebe missão técnica de empresários do exterior para discutir o transporte. No dia 10 deste mês deverão ser abertas as licitações para contratos referentes a 21 obras delineadas pela agência.